Home

Associado

Logo

2,6 mil metros de iluminação decoram as árvores da Praça Toledo Barros

O clima natalino chega ao centro da cidade de Limeira, especialmente na Praça Toledo Barros, a partir da próxima semana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), realizam programação especial voltada para a data. Entre os destaques da decoração neste ano, está a iluminação de todas as árvores que existem em um dos cartões-postais mais queridos pela população. Já pela programação artística, o projeto Canções Iluminadas propõe apresentações culturais de terça a sexta-feira, sempre às 20h, na região do Coreto.

Neste ano, 2,6 mil metros de luzes iluminarão todas as árvores da Praça Toledo Barros a partir do próximo dia 7. A decoração segue ainda com a tradicional árvore de Natal, que está em fase de montagem, e a Gruta da Paz que, além de receber o Papai Noel, contará com presépio e outras surpresas. As visitas ao Bom Velhinho poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, aos sábados, das 10h às 15h, e nos domingos, dias 10 e 24, das 10h às 14h. “Conseguimos driblar as adversidades econômicas que o país enfrenta neste ano e estamos nos esforçando, com o apoio da Acil, para deixarmos a Praça Toledo Barros perfeita para finalizarmos o ano de 2017 otimistas e com as melhores expectativas para o próximo ano”, destaca o prefeito Mario Botion.

“Um dos papeis da ACIL é o de promover ações de incentivo ao consumo com o intuito de fortalecer cada vez mais o comércio limeirense, e com a chegada do Natal firmamos a parceria com a Prefeitura para que este ano a população possa contar com uma belíssima decoração natalina, junto a uma programação especial que promete agradar a todos que realizarem suas compras em nossa cidade”, afirma o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

O início da programação especial de Natal acontece no dia 7, nas escadarias da Acil (Rua Santa Cruz, 647 - Centro), a partir das 19h30, com a abertura oficial do evento e a saída do Papai Noel rumo à Praça Toledo Barros. Na Praça, será inaugurada a decoração de final de ano, com o ascender das luzes e a participação da banda Arthur Giambelli. “Dezembro será marcado pela linda decoração que planejamos para este ano com o apoio da Secretaria de Cultura. A ACIL adquiriu o material elétrico para iluminarmos 100% da praça e atrair os consumidores de Limeira e região para a nossa cidade. Ganha a população, que poderá contar com uma excelente programação de Natal, e ganha o lojista com o consequente aumento de vendas”, reforça o diretor da ACIL, José Geraldo Vieira Cardoso, idealizador do projeto de iluminação de todas as árvores.

Compõe também a programação deste mês, o projeto Canções Iluminadas que fortalece o Espírito Natalino na cidade, que começa no dia 8, com uma apresentação especial da ação Seis e Meia, às 20h, na Praça Toledo Barros, com o grupo Companhia de Reis São Lucas.

As apresentações do Canções Iluminadas seguem sempre às 20h, na Toledo Barros, seguindo a seguinte programação: dia 12 – Coral Cantando a Vida (Grupo de Apoio); 13 – Coral Afro Thulany; 14 - Coral Santa Cecília; 15 – Coral Vidarte; 19 – Coro Preparatório, com participação da Orquestra de Violeiros; 20 – Seis e Meia Especial: Giovanni Brum e banda; 21 – Seis e Meia Especial: Maísa Lima; e 22 – Encontro dos Corais participantes do projeto.

“Estamos muito satisfeitos com a programação artística que levaremos para a Praça Toledo Barros neste período tão especial, que é o Natal. O público que gosta de passear no Centro vai se encantar com as apresentações musicais que teremos no Coreto”, afirmou o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

 

E TEM MAIS

Recheando a programação cultural no último mês de 2017, há outras atividades. No dia 9, às 20h, as crianças do Coral Vidarte entoam canções natalinas nas janelas do Palacete Levy.

A Praça Coronel Flamínio (Praça do Museu) recebe no dia 13, às 19h30, a apresentação “O Mundo Encantado das Fadas”, das alunas de balé da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) e Casa da Cultura 1, equipamentos culturais da Secretaria de Cultura.

Na mesma data, o Papai Noel vai reforçar a necessidade de serem incluídos os exercícios físicos na rotina dos cidadãos. Ele participa de uma passeata de bike, realizada pela Limeira Bike Clube, ACIL e Covabra Supermercados. Com saída da região do Ginásio de Esportes Fortunato Lucato Neto (Vô Lucato), o Bom Velhinho percorrerá 10km em seu trenó puxado por quatro ciclistas. O trajeto segue à Praça Toledo Barros e retorna ao ponto inicial. Neste dia, será possível visitar a Gruta da Paz, mas o Papai Noel estará passeando de bicicleta pela cidade.

A Orquestra Sinfônica de Limeira, a Orquestra Sinfônica Jovem, a Orquestra Preparatória e outros grupos formados por alunos da Escola Livre de Música (ELM) também realizam as apresentações “Natal de Todos os Sons”, realizadas pela Sociedade Pró-Sinfônica, que acontecem às 20h nos dias 15, na Praça Coronel Flamínio; 16, no Edifício Prada; e 17, no Parque Cidade.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL RESUMIDA

DEZEMBRO DE 2017

 

7: ACIL

19h30 – Abertura Oficial da Programação de Natal 2017, saída do Papai Noel com destino à Praça Toledo Barros

 

7: Praça Toledo Barros

20h – Chegada do Papai Noel na Praça Toledo Barros, inauguração da Gruta da Paz como Casa do Bom Velhinho e decoração de todo o espaço, com apresentação musical da Corporação Musical Arthur Giambelli

* Visitas ao Papai Noel na Gruta, de segunda a sexta, das 19h às 22h; sábados, das 10h às 14h; domingos (10 e 24), das 10h às 14h. Na noite do dia 13, a Gruta da Paz estará aberta, mas o Papai Noel participará de um passeio de bike pela cidade.

 

8: Praça Toledo Barros

20h - Seis e Meia Especial – Companhia de Reis São Lucas

 

9: Palacete Levy

20h - Crianças do Coral Vidarte cantando nas janelas do Palacete

 

12: Praça Toledo Barros

20h - Cantando a Vida (Grupo de Apoio)

 

13: Praça Coronel Flamínio (Praça do Museu)

19h30 – Apresentações de balé da Emcea e Casa da Cultura 1. Tema: FADAS

 

13: Praça Toledo Barros

20h - Coral Afro Thulany

 

14: Praça Toledo Barros

20h - Coral Santa Cecília

 

15: Praça Toledo Barros

20h - Coral Vidarte

 

15: Praça Coronel Flamínio (Praça do Museu)

20h – Natal de Todos os Sons

 

16: Edifício Prada

20h – Natal de Todos os Sons

 

17: Parque Cidade

20h – Natal de Todos os Sons

 

19: Praça Toledo Barros

20h - Coro Preparatório, com participação da Orquestra de Violeiros

 

20: Praça Toledo Barros

20h - Seis e Meia Especial - Giovanni Brum & Banda

 

21: Praça Toledo Barros

20h - Seis e Meia Especial - Maísa Lima

 

22: Praça Toledo Barros

20h - Encontro entre todos os corais participantes


 

Texto: Secretaria de Cultura