Home

Associado

Logo

A assessoria contábil como auxílio na gestão dos negócios

A todo instante uma obrigação fiscal de alta complexidade é posta ao contribuinte, que só será bem executada se feita através de profissionais habilitados e com vasto conhecimento na área tributária, contábil, de recursos humanos e outras correlacionadas. 

A partir daí vem a necessidade do empresário, seja ele de grande ou pequeno porte, recorrer a uma competente assessoria contábil. “O pagamento de impostos é obrigação de qualquer empresa, mas a lei dá ao contribuinte o direito de escolher o regime tributário mais adequado ao tamanho e tipo da atividade desempenhada”, conta Antônio Alvaro Zenebon, advogado do Escritório Tiradentes.

A escolha fiscal correta pode trazer economia ao contribuinte, sem burlar a legislação tributária. No entanto, é importante ressaltar-se que a assessoria contábil tem um papel muito mais relevante do que simplesmente escriturar, apurar, gerar e informar a carga tributária devida pelo contribuinte. “Cabe a ela também a tarefa de orientar, como sendo alguém de fora dedicado a fazer a empresa prosperar, no sentido de mantê-la bem informada através de dados extremamente confiáveis”, explica o advogado.

Segundo Zanebon, alguém de fora dedicado a fazer a empresa prosperar, lhe fornecendo informações colhidas através de perfeito controle e registros mantidos sempre em dia, é como deixar a casa sempre arrumada. “O resultado refletirá no melhor gerenciamento do negócio, fator fundamental na redução de custos e no aperfeiçoamento da gestão empresarial, cuja consequência será a obtenção de maior lucro.”

Portanto a contratação de uma pessoa confiável para a assessoria contábil é indispensável, para que haja uma perfeita elisão fiscal e ótimo desempenho organizacional do contribuinte, que são fatores fundamentais para o sucesso do empreendimento.