Home

Associado

Logo

A importância de uma equipe motivada

Uma empresa depende de vários fatores para ter um bom funcionamento. Não basta apenas uma boa administração e pessoas qualificadas em seus devidos cargos; se não houver comprometimento e cooperação mútua, a evolução e o sucesso não serão contínuos. Para isso, é preciso ter uma equipe sempre motivada onde o colaborador sente que faz parte de algo, e que sua presença ali é essencial.

As vantagens de uma equipe motivada vão muito além do bem estar dos funcionários. Como conta a consultora de negócios do escritório regional de Piracicaba do Sebrae-SP, Cecília Coiado Previato, a motivação é algo contagiante e cria na pessoa um impulso a trabalhar corretamente. “Da mesma forma que uma equipe desmotivada pode gerar queda na produtividade, quando a mesma está motivada os resultados são visivelmente positivos. Não tenha dúvidas, pessoas satisfeitas trazem resultados financeiros”.

Existem sinais que podem ser observados para se descobrir se a equipe está desmotivada, como queda na produtividade, conflitos constantes e sem muito fundamento, aumento no número de faltas, desânimo, entre outros. “É preciso ter um olhar atento para esses sinais, o ideal é que o gestor faça essas observações de uma maneira formal e sistemática e se for preciso, avaliar a desmotivação/ motivação através de aplicação de pesquisa de satisfação”, explica a consultora. Neste caso a empresa deve se pautar em cima daquilo que for apontado por seus colaboradores, e tentar fazer todas as melhorias possíveis. 

A motivação é algo pessoal, e nem sempre o que funcionou para um indivíduo deve ser aplicado para toda a equipe. “Cada pessoa necessita de uma motivação diferente, pois cada um possui um perfil, objetivos e expectativas diferentes, porém é praticamente impossível agradar a todos e mantê-los sempre motivados. O importante é alinhar muito bem o que se espera de cada um e mostrar os resultados obtidos, respeitando o trabalho de todos e reconhecendo sempre”, acrescenta Cecília. Ela também aponta que o que pode facilitar na motivação em equipe é agrupar funcionários que tenham perfis parecidos em um mesmo setor, pois as chances de idealizarem o mesmo objetivo são maiores.

É muito importante que a pessoa se identifique com a empresa, e receba os incentivos certos, que nem sempre são na forma financeira. “Uma boa comunicação ainda é o melhor caminho para atingir bons resultados. Essa comunicação deve ser sempre muito assertiva (clara, objetiva e direta). É preciso que o colaborador saiba exatamente o que é esperado dele e esporadicamente receba feedbacks sobre o seu desempenho (elogiar e reconhecer quando merecido e pontuar melhorias quando necessário)”, finaliza a consultora do Sebrae-SP.