Associado

Logo

ACIL comemora 83 anos de representatividade empresarial

A Associação Comercial e Industrial de Limeira está prestes a celebrar mais um aniversário e comemorar junto de seus associados seus 83 anos de existência. Fundada no dia 27 de novembro de 1933, a instituição tem o intuito de trazer mais união para os empreendedores, aumentando o seu poder e visibilidade como classe, auxiliando e defendendo seus interesses, além de aumentar a sua representatividade.

Todas as ações da ACIL visam o crescimento socioeconômico de seus associados, assim como de toda a comunidade em que está inserida. Durante esta longa caminhada, diversas mudanças ocorreram e novos serviços e ferramentas foram implantadas, com o intuito de facilitar o dia a dia da classe empresarial envolvida. 

Um dos projetos que vem crescendo dentro da ACIL é o Empreender. Em parceria com o Sebrae, ele visa o fortalecimento do micro e pequeno empreendedor. Com reuniões periódicas realizadas na própria associação, são formados núcleos com participantes do mesmo segmento do mercado, que visam discutir problemas, soluções e ações para o beneficiamento comum. Com a moderação de um Agente de Desenvolvimento, é realizada a troca de informações para o crescimento das empresas no ramo em que atuam.

Outro serviço disponível é o do Certificado Digital, uma credencial que identifica uma pessoa ou empresa em meios eletrônicos, garantindo autenticidade e integridade nas transições. Todos os documentos assinados eletronicamente pela certificação digital possuem o mesmo valor que o assinado através do papel, o que lhe garante a validade jurídica e segurança.

Em 2016 a ACIL também iniciou um projeto que a aproxima ainda mais do empreendedor limeirense: o ACIL Itinerante. Em conjunto com parceiros como o Sebrae, APECL e Sicoob Acicred, a entidade visita os bairros que possuem comércio em desenvolvimento e com potencial, para que os moradores possam tirar dúvidas referentes a empreendedorismo, além de dar a oportunidade para aqueles que não conhecem a ACIL, de se tornarem associados.

Parceria

As parcerias firmadas durante todos estes anos entre a Associação e a classe empresarial de Limeira são de extrema importância, e trazem benefícios para todos os associados. Como conta Reinaldo Fernandes, diretor administrativo e financeiro da faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL), através dos Convênios é possível ter uma espécie de divulgação para novos alunos. “A instituição busca o tempo todo a captação de alunos. Em determinado período temos campanhas em mídias em geral. Sendo um conveniado, a própria ACIL faz este link com os alunos. Quem trabalha e faz parte da associação, pode utilizar de nossos desconto”, explica.

Para Kenia Cristiane da Silva Roberto, supervisora comercial do Isca Faculdades, quem ainda não é conveniado, não deveria perder a oportunidade. “Para nós esta parceria é uma forma de divulgação de nossos cursos, que contribuem para a formação acadêmica de quem nos procura, além de ser uma maneira de nosso aluno poder focar sua atenção somente para os estudos. Com a grande quantia de associados, o nosso objetivo é atingido”, acrescenta a supervisora.

Outra ação feita para melhorar ainda mais a parceria com seus associados, foi a implementação do Banco de Currículos. Quem está à procura de um emprego pode cadastrar seu currículo no sistema, que está hospedado no site da Associação. E os associados podem selecionar os currículos que mais se encaixam no perfil da empresa para participarem da seleção. A entidade fica responsável exclusivamente por organizar e disponibilizar estas informações, não interferindo na indicação ou contratação do profissional.

O mais novo serviço disponível na ACIL é a Central de Recuperação de Crédito (CRC). Ela tem o intuito de assessorar o associado nos recebimentos das dívidas atrasadas de seus clientes, contribuindo, inclusive, na diminuição do quadro de inadimplência da cidade. Ao fazer a adesão do CRC, o empresário autoriza a central a entrar em contato com o consumidor em atraso, e fazer toda a negociação necessária para o recebimento da dívida. 

Ser um associado é ter a confiança de que a ACIL continuará a desenvolver o seu papel de fortalecer os segmentos que representa, trabalhando incansavelmente para atingir todos os objetivos almejados pelo empresário limeirense. Em seus 83 anos de existência, a Associação está sempre se reinventando, mantendo os ideais que a consolidaram e caminhando com a comunidade em que está inserida, para que juntamente com a classe empresarial, possa tornar Limeira referência no mundo do empreendedorismo.