Home

Associado

Logo

ACIL recebe 1º Fórum Desafios e Oportunidades da Beleza

A ACIL foi palco do 1º Fórum Desafios e Oportunidades da Beleza, promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação e as empresas Jéssica Cosméticos e Princesa Cosméticos, no dia 31 de outubro. O evento contou com palestras especiais para o setor, além de talk show com os profissionais Wilson Arado e Luana Lucato, tendo como objetivo promover a contextualização técnica, conteúdos nas áreas de gestão empresarial e marketing de serviços, além de promover networking entre os participantes, proporcionando assim, condições para que os empresários se tornem mais competitivos. “O fórum também teve o intuito de sensibilizar os participantes e apresentar os desafios, oportunidades e as principais tendências para o setor baseado em uma pesquisa que o Sebrae realizou recentemente”, contou a analista de Negócios Sênior, Daiane Mayer da Cunha. 

“Tendência em serviços – Beleza” foi o tema da primeira palestra da noite, apresentada pela consultora de Negócios do Sebrae, Cecília Coiado Previato. “O cenário para o setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) é muito positivo. O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de consumo nessa área, então há uma demanda muito alta de consumidores, mas também existem muitos empresários abrindo seu negócio. Dessa forma encontramos o seguinte cenário: positivo, mas com muita concorrência”, falou Cecília. Ela ainda explica que com relação a esse cenário o empresário deve analisar tudo o que existe de ameaça fora da sua empresa e tudo o que há de positivo dentro do seu negócio, pensando no que pode ser feito para ser competitivo nesse ramo. “Tudo isso para que eles consigam enxergar a questão de gestão junto à técnica, já que não adianta ter técnica, mas não conhecer o cenário no qual estou enquadrado como negócio. É necessário se aprofundar naquilo que já se é bom e também nos aspectos que precisam ser aperfeiçoados, fazendo a união da gestão e da técnica para crescer”, enalteceu a consultora do Sebrae.

A segunda palestra do Fórum Desafios e Oportunidades da Beleza foi apresentada por Silmara Regina de Souza, consultora de Marketing do Sebrae, que falou sobre “Marketing de Serviços”, sua importância, como ele auxilia o negócio, qual sua função na pequena empresa, em especial nos salões de beleza. “Sabemos que serviço é diferente de serviço tangível, então temos que usar estratégias de marketing diferentes para cada um deles e foi isso que mostrei para eles hoje, porque é muito importante ter esse tipo de conhecimento e, além disso, aplicarem o marketing em seus negócios, pois é isso que irá garantir o futuro das empresas”, disse Silmara.

Também subiram ao palco para compartilhar a experiência de parceria a maquiadora Luana Lucato e o cabelereiro Wilson Ararado, que já se tornaram referência de profissionalismo no ramo. “É muito bom poder ter esse tipo de experiência porque percebemos que as pessoas compartilham dos mesmos problemas e virtudes que a gente, então é essencial essa troca de informação na edificação de novos empreendedores e dos que já estão atuando no mercado porque conseguimos perceber o que estamos fazendo de certo e errado”, destacou Wilson, que acredita que mais encontros como o realizado na ACIL poderiam ser mais frequentes. “Acho inclusive que deveriam existir mais encontros como este, no sentido de um bate papo mesmo, de uma roda, sempre que possível, para podermos trocar informações porque é muito mais fácil aprendermos uns com as experiências dos outros, sejam elas positivas ou negativas”, completou. 

Para Luana Lucato foi um privilégio ter sido convidada para trocar suas experiências no segmento em que se tornou referência. “Acredito que no meu caso e do Wilson, a questão da referência é muito mais pela nossa parceria, o que é muito escasso hoje no mercado. As pessoas precisam entender que unidos vão somar e não dividir. Sinto-me honrada de poder compartilhar essa experiência, pois a caminhada é longa na nossa área”, falou a maquiadora que também aproveitou para dizer que as oportunidades existem, mas é preciso estar atento para aproveitar esses momentos. “Precisamos saber enxergar pra trabalhar em cima delas para o nosso crescimento, então essa troca de informações é muito importante para todos que estão aqui.”

O 1º Fórum Desafios e Oportunidades da Beleza foi um sucesso de público e de troca de experiências, sendo uma oportunidade para sensibilizar os empresários a participarem do Projeto Empreender que tem como lema “Unir para crescer”. “O Empreender vai colaborar muito com a conquista de todos os objetivos destacados durante o evento. A concorrência existe, mas ela pode ser vista como ponto positivo por parte dos empresários, que devem usá-la de uma maneira benéfica e estratégica. O projeto tem esse papel de fazer as empresas trabalharem realmente juntas para fortalecer o setor, a economia da cidade, fazendo-a referência de qualidade no segmento e, consequentemente aumentar o faturamento e fazer a empresa prosperar.

Mais informações sobre o Projeto Empreender promovido pela ACIL em parceria com o Sebrae podem ser obtidas pelo e-mail empreender@acillimeira.com.br ou pelo telefone (19) 3404-4903, com Melissa Pires.