Associado

Logo

Anatel lança aplicativo que mede qualidade da conexão móvel

Através do novo serviço, o usuário poderá verificar, entre outras coisas, a quantidade de ERBs (estações rádio-base), as antenas, que cada operadora possui na área

 

Com tantas reclamações sobre a qualidade da conexão móvel oferecida pelas operadoras brasileiras Vivo, TIM, Claro, Oi e Nextel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolveu lançar um aplicativo inovador. Através do novo serviço, o usuário poderá verificar, entre outras coisas, a quantidade de ERBs (estações rádio-base), as antenas, que cada operadora possui na área, de acordo com a tecnologia (2G, 3G e 4G).

O app "Anatel Serviço Móvel" também poderá conferir os resultados sobre os indicadores de acesso à rede de voz e de queda da rede de voz e os resultadores sobre acesso e queda sobre o uso de dados.

Quando o usuário usar o celular na posição horizontal, o aplicativo abre uma tela com gráficos que medem o "Acesso à rede de voz", "Queda da rede de voz", "Acesso à rede de dados" e "Queda da rede de dados" ao longo do tempo. Dessa forma, é possível traçar um comparativo da qualidade dos serviços da operadora na sua região.

 

Fonte: Portal Administradores