Cenário econômico e de crédito brasileiro é apresentado em palestra na ACIL

05/10/2016

Com o tema “Cenário econômico e de crédito”, o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Estévez Calife, esteve presente na ACIL no dia 22 de setembro apresentando os indicadores econômicos atuais para os empresários que vieram até a sede da Associação para entender um pouco mais sobre a situação do País e, assim, traçar suas estratégias para os próximos meses. 

Índices que apontam a confiança do consumidor, inadimplência das pessoas físicas e jurídicas, PIB, número de pessoas desocupadas, expectativa de crescimento, entre outros aspectos traçaram o cenário atual e o que se pode esperar futuramente em relação ao mercado. “Esses indicadores são importantes, pois mostram a tendência da economia, se ela tende a melhorar ou não, se há alguma inatividade; taxa de emprego, renda, juros, inflação. Então, olhando para frente com esses dados, conseguimos projetar uma série de ações, seja de investimento, compra, contratações, entre outros”, fala Calife.

Para ele, mesmo que as projeções estejam sujeitas a mudanças, é essencial que os empresários tenham uma expectativa em relação à economia. “É uma forma de se ter um norte e direcionar os investimentos e estratégias. É de extrema importância que o empresários acompanhem esse tipo de índice mensalmente para alinhar as projeções e metas da empresa regularmente”, enaltece o economista da Boa Vista SCPC, que disponibiliza mensalmente esse tipo de informação. 

Para o vice-presidente da ACIL, José França Almirall, foi uma oportunidade interessante para entender melhor a situação econômica com base nos índices apresentados. “Acompanhamos muito a economia através do noticiário da TV, revistas, jornais, internet, mas quando vemos a compilação trazida por Calife, conseguimos ter uma clareza desse cenário, pois o trabalho da Boa Vista é mostrar essas informações de forma pontual, pois a qualidade do serviço prestado por eles está em buscar essa convergência e mostrar onde isso afeta a vida dos empresários.” 

Vera Mattiazzo, superintendente do Conselho da Mulher Empreendedora, que apoiou a ACIL na realização do evento, também prestigiou a palestra denominando-a “fantástica”. “Foi uma aula de economia, e nós como empresários temos que estar por dentro deste assunto para tomar atitudes e traçar planos dentro da empresa. Além disso, fiquei muito otimista ao perceber que algumas questões que estavam atrapalhando a reversão desse período difícil que atravessamos estão se revertendo positivamente”, falou Vera. “Então temos grandes chances de ter um crescimento, mesmo que pequeno, no próximo ano. Dessa forma temos que estar confiantes e arregaçar as mangas e trabalhar”, completou a superintendente.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?