Do chocolate ao bacalhau

15/03/2016

A Páscoa surgiu como uma data cristã, representando a ressureição de Jesus Cristo. Hoje além de seu teor religioso, é uma das datas que mais fomenta o comércio, sem contar que adoça a vida das pessoas com os tão esperados ovos de chocolate. Além de deliciosos, os ovos carregam consigo um sentimento de solidariedade e carinho, que passa de quem está entregando o chocolate para quem o está recebendo.

São diversos tipos de marcas, modelos e sabores para se escolher. Em supermercados como o Enxuto, a variedade é imensa. “Temos marcas como Lacta, Nestlé, Garoto, Kinder etc. Há também as opções em chocolates de barra, que possuem procura ao longo de todo ano, e nesta época não é diferente”, conta Sidney Pierrote, supervisor de loja do Enxuto.

As opções variam desde tamanhos até o público que pretende atingir. São ovos com brinquedos para crianças como os da Kinder, Monster High e Star Wars, cada um com um brinde diferente para trazer alegria e diversão para a garotada. Ainda existem os ovos convencionais como o os da Garoto e Nestlé, que são recheados com bombons clássicos e famosos de cada marca, muito utilizados para presentear jovens e adultos que apreciam a guloseima. 

Existem ovos que não são necessariamente para crianças, mas que também trazem brindes. “Uma das novidades é o ovo da Kit Kat, que presenteia o consumidor com um par de fones de ouvido personalizados da marca. Existem também os ovos do Star Wars, que trazem consigo uma caixa de som no formato dos personagens dos filmes”, conta o supervisor. Para os casais existem os ovos de colher da Nestlé, que são recheados nos sabores Alpino ou Suflair. 

Devido ao aumento do preço de produtos e matérias primas utilizados na fabricação dos ovos de páscoa, as fábricas optaram por diminuir o peso dos ovos, mantendo assim a média dos preços do ano passado. Ovos de 700g, por exemplo, foram retirados do catálogo deste ano pelos fabricantes, e substituídos por produtos de 350g. É possível encontrar nos supermercados chocolates que vão de 90 a 360g. Assim o consumidor pode manter a tradição de presentear o ente querido com o ovo da páscoa, sem que isso pese demais em seu bolso.

Outra alternativa para o público é a compra avulsa de diferentes produtos como barras de chocolate, colomba pas­cal, balas e outras guloseimas no próprio supermercado e com isso montar sua própria cesta de páscoa. Para aqueles que são adeptos de uma vida mais saudável, é possível encontrar chocolates com uma grande porcentagem de cacau ou sem adição de açúcares, podendo ser derretidos e consumidos com frutas em forma de fondue.

Tradição

Muitas famílias trazem consigo a tradição de no domingo de Páscoa, comerem o bacalhau com batatas ou outros legumes. Muito forte nos países de língua portuguesa, o costume de comer o bacalhau vem da época da Idade Média, onde os cristãos jejuavam excluindo carnes vermelhas e consideradas “quentes”, e comendo apenas carnes consideradas “frias”, que 

é o caso dos peixes. Muito incentivada pelo comércio da época, a tradição foi se adaptando aos dias atuais e hoje mantém algumas características iniciais, como o modo de salgá-lo e seu preparo.

O verdadeiro bacalhau não é encontrado em águas brasileiras, e sim nos mares da Noruega. Devido a seu alto preço, muitas pessoas procuram alternativas para substituir o peixe no almoço dominical. “Existem os peixes chamados ‘peixes salgados’. Há também o filé de merluza, que é um peixe muito saboroso e também bastante procurado nesta época”, acrescenta o supervisor. Nesta época do ano também é grande a procura por agregados ao prato como o azeite de oliva, o pimentão, a batata etc. 

Para acompanhar o saboroso prato, recomenda-se a degustação de um bom vinho. “O vinho branco é o que mais harmoniza com o bacalhau. Temos diversos rótulos de vinhos, e os mais procurados pelos apreciadores são os chilenos”, comenta Pierrote. A degustação da bebida deve sempre vir acompanhada da moderação.

O domingo de Páscoa carrega consigo não só o agito do comércio com a venda de produtos, mas também o sentimento de união, fraternidade e partilha. Além disso, é um momento para a reunião de familiares, amigos e entes queridos para compartilharem alegrias, bons momentos e a satisfação de ter aqueles que tanto ama por perto.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?