Home

Associado

Logo

Elegância, leveza e fortalecimento físico: os benefícios do ballet clássico

O ballet clássico é uma das danças mais antigas, com estudos apontando para seu surgimento no início do século XVI nas cortes italianas. Era extremamente apreciado pela nobreza local, porém sua popularização e aperfeiçoamento deram-se quando chegou às mãos dos franceses, que são os mais lembrados pelo estilo da dança.

Com o passar dos anos, a sofisticação das coreografias e das técnicas tornaram o ballet um dos estilos mais procurados, principalmente para crianças. A professora e proprietária do estúdio Glaucia Bilatto, explica que a dança consiste em unir técnica, música e atuação de movimentos. “São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através dos exercícios. Exige disciplina e ritmo”, explica. Alguns dos benefícios da prática por crianças são: melhor coordenação motora, aumento da flexibilidade, correção e melhora de postura, auxílio na expressão e memória, resistência corporal, melhora na autoestima e socialização.

Na escola, crianças a partir de um ano já podem iniciar a prática em uma classe especial junto com as mães. A partir dos três anos é iniciada a parte de estimulação e imaginação infantil, além de aprenderem a ser mais independente e controle de habilidades motoras e intelectuais. A partir dos sete anos as aulas começam a trabalhar mais disciplina, musicalidade e domínio sobre o corpo, além do fortalecimento da musculatura, postura e coordenação motora.

Adultos também podem iniciar o ballet clássico, seja para melhora do condicionamento físico ou como um desejo da infância. “As turmas de ballet para adultos se tornaram um atrativo e a dedicação das alunas é a principal característica das aulas. Não existe um limite de idade”, conta Glaucia. A profissional finaliza demonstrando que a dança é uma possível alternativa para exercícios físicos, já que esta exige muito do tórax, membros superiores e inferiores, além de recuperação da coordenação e flexibilidade, e do aumento da força através da execução de movimentos firmes e suaves.