Entenda o que é o Mal de Alzheimer

17/08/2016

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva incurável do cérebro, que ocasiona um quadro de demência junto com a perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), que são causados pela morte das células cerebrais. Normalmente atinge pessoas idosas, e o seu tratamento garante a desaceleração do quadro.

Segundo a médica neurologista, Mayra Rosanna Gama Araujo Silva da Costa, qualquer pessoa está propensa a desenvolver a doença. “Qualquer indivíduo em processo de envelhecimento pode desenvolver o Alzheimer. Há relatos da doença em pessoas com cerca de 40 anos, que são quadros raros”, conta a neurologista.

O tratamento é feito através de medicamentos controlados, além de acompanhamento multiprofissional co­mo fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapia ocu­pacional, entre outros. O modo de precaver o desenvolvimento desta doença está relacionado à qualidade de vida do indivíduo. “Boa alimentação, qualidade de sono, atividades físicas, menos estresse e o estímulo cerebral constante como a leitura, ajudam na prevenção”, acrescenta Mayra.

Os sintomas mais comuns em uma pessoa que esteja desenvolvendo o Mal de Alzheimer são a perda de memória e distúrbios de comportamento, o que muitas vezes são associados como características da velhice. A médica recomenda que caso haja a suspeita da doença em uma pessoa, que um neurologista clínico ou geriatra seja consultado.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?