Exercício físico sem limitações

10/03/2016

Pessoas com necessidades específicas podem praticar exercícios e treinamentos, tanto para superar limitações quanto melhora de autoestima

Dificilmente haverá uma pessoa hoje em dia que não trabalhe fora, ou que pelo menos não conheça alguém que faça isso. Estas pessoas iniciam sua rotina logo cedo, e só param para ter o mínimo de descanso no final da tarde, ou até mesmo à noite. A correria de suas rotinas nem sempre proporciona uma alimentação saudável, muito menos um momento reservado para exercícios físicos. 

Dentre tantas vantagens ocasionadas pelo exercício, pode-se destacar o fortalecimento dos ossos, enrijecimento dos músculos, maior flexibilidade, perda de gordura, diminuição do colesterol, melhoramento da diabetes, auxílio na prevenção de doenças (derrames, ataques cardíacos e infarto), regulação das substâncias do sistema nervoso, diminuição do estresse, redução de ansiedade, entre tantas outras melhorias.

É de extrema importância que qualquer pessoa mantenha uma alimentação saudável, além de praticar algum tipo de exercício semanalmente. Para aqueles que não possuem muito tempo de sobra, a academia é uma saída, pois nela é possível encontrar profissionais capacitados para ajudar e orientar aqueles que buscam um bom condicionamento físico.

Porém deve-se escolher bem o estabelecimento onde a pessoa irá iniciar suas atividades físicas. A proprietária da academia Perfil Plus, Joyce Guerra, diz que estas devem possuir um treinador capacitado para esta função. “A importância deste instrutor é fazer com que o aluno cumpra o exercício da forma correta, de acordo com aquilo que ele necessita. Assim, caso ele possua algum problema de saúde, não ocorra o agravamento do mesmo por realizar a atividade de forma incorreta”, acrescenta a proprietária. 

Outro ponto de extrema importância é o acompanhamento médico. Na Perfil, assim como em outras academias, é solicitado um laudo ou declaração médica, indicando que aquela pessoa está apta para iniciar atividades físicas. Será analisado se o paciente possui algum tipo de problema cardíaco, respiratório ou até mesmo físico, que o impossibilite ou restrinja a fazer algum exercício. 

Uma pessoa pode iniciar suas atividades em qualquer idade, tudo depende dos serviços oferecidos na academia. “Aqui nós temos desde natação para bebês acima de seis meses de idade, até a natação para adultos. Possuímos também spinning, jump, zumba, entre outros”, conta Joyce. O treino de musculação, que é o mais comum, eles começam a trabalhar a partir dos 16 anos, para que não traga danos no desenvolvimento e crescimento do jovem, por isso existem outras opções de exercícios como a natação.

 Acessibilidade

Não há restrição de sexo ou idade para que se pratique algum esporte ou exercício físico, e atualmente também não há limites para aqueles que possuam alguma limitação física. A academia Perfil possui uma parceria com o grupo Inclusivo, onde são atendidas pessoas com Síndrome de Down, deficientes visuais ou com problemas neurológicos. Muitas dessas pessoas já praticam exercícios como atletismo, e utilizam a academia para fazer a parte de musculação. Outros participam de competições de natação, e utilizam da piscina para seus treinos. A academia aceita a inscrição de pessoas que estão fora do grupo, mas que tenham interesse em ingressar nas aulas ou exercícios.

Segundo estudos é de extrema importância que uma pessoa com algum tipo de limitação ou condição especial participe de esportes ou de exercícios físicos em grupo ou espaços sociais, possibilitando a socialização entre pessoas com e sem deficiência, além de tornar este indivíduo mais independente em seu dia a dia. Isto também muda a percepção que a sociedade tem sobre esta pessoa, acreditando assim em suas capacidades.

Em relação aos aspectos psicológicos, ao praticar um esporte ou exercício, o sujeito tem uma melhora na autoestima e confiança, tonando-se mais seguros e confiantes para encarar os aspectos e adversidades da vida. Em entrevista dada para o site especializado Vida Mais Livre, o presidente da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos (ABDF), Ademir Cruz de Almeida,  afirma que “o esporte é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações para execução daquilo que desejo fazer ou praticar”.

As atividades desenvolvidas podem ser direcionadas para que esta pessoa supere ou acostume-se com sua deficiência. A atividade física e o convívio com outras pessoas ajuda esta pessoa com necessidades específicas a conhecer e entender melhor sua limitação, conseguindo assim superar as dificuldades e desenvolver seus melhores aspectos.

É preciso que o local escolhido pela pessoa esteja adaptado e pronto para recebê-la. É imprescindível respeitar as limitações, adequando as modalidades e objetivos pessoais do indivíduo. Os profissionais que irão atuar no auxílio da realização destas atividades, devem dar atenção e acompanhar a realização dos movimentos afim de evitar acidentes, além de sempre estimular o desenvolvimento da potencialidade individual de cada um.

 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?