Home

Associado

Logo

Frio, pipoca e vinho quente: chegaram as Festas Juninas e Julinas

Juntamente com o inverno, junho e julho trazem uma das épocas mais gostosas da cultura brasileira: as Festas Juninas / Julinas. Comemoração que se iniciou como uma celebração religiosa cristã em devoção a santos, hoje é uma das datas mais lembradas por suas músicas, brincadeiras e comidas típicas que são acompanhados de muita alegria e diversão.

É nesta época que a decoração e fantasias “caipiras” espalham-se por lojas, escolas e restaurantes. Segundo Ramon Dolfi Zovico, proprietário da Orenir Festas e Fantasia, a procura por este estilo já esperada nesta época do ano. “São procuradas principalmente as fantasias femininas, que são os vestidos temáticos e de ‘noiva caipira’. Para os homens são buscadas roupas de noivo, do ‘jeca’ e os acessórios”, explica.

A decoração nesta data também é totalmente típica desta época, com muitas cores e estampas vibrantes e objetos próprios do folclore. “É possível encontrar desde bandeirinha até balões de espuma, placas, guirlandas, palha para montagem de espantalhos etc. Para a decoração da indicamos os bolos fake com pipoca, mini chapéus e doces típicos, além de diversas outras opções que podem ser encontradas em nossa loja”, acrescenta o proprietário da Orenir.

A culinária desta época é uma das mais ricas culturalmente, onde cada região possui seu prato de destaque. Um ponto em comum entre elas talvez seja o seu toque “caseiro”, além de, em meio a tantos ingredientes, se destacarem a presença de grãos (como milho, amêndoas, castanhas, amendoim e arroz), além do coco que é muito utilizado na produção dos doces (cocadas e bolos).

 

Receita - Pipoca Doce Colorida

Ingredientes:
1 xícara de chá de milho para pipoca 
1/2 xícara de chá de óleo 
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água 
½ colher de corante líquido

Modo de preparo:
Primeiro estoure normalmente a pipoca com o óleo e reserve. Em outra panela, coloque o açúcar e derreta em fogo médio, acrescente a água, o corante e diminua o fogo. Mexa até a calda “subir” (ponto de fio), desligue o fogo e rapidamente misture a calda com a pipoca. Para fazer várias cores, basta repetir a receita com cada cor desejada.

Fonte: http://www.portaltudoaqui.com.br/como-fazer-pipoca-doce-caramelizada-colorida-e-com-sabores/