Home

Associado

Logo

Giro na economia, geração de empregos e educação: a importância da indústria

A indústria é um dos setores que mais move a economia no Brasil, inclusive em Limeira. Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o setor representa 36,8% do valor adicionado bruto na cidade, ficando atrás apenas do comércio e serviços.

Com o aumento da indústria cafeeira na cidade em meados do século XX, Limeira iniciou seu processo de industrialização com a produção de máquinas agrícolas para o beneficiamento do setor, exportando seus equipamentos para outras cidades da região. “Historicamente, há muito tempo nossa cidade já deixou de ser uma região especificamente agrícola e passou a focar no segmento industrial. A receita de um município é formada por tributos e impostos, e a indústria muito contribui para isso”, conta José França Almirall, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira.

Socialmente falando, o setor industrial é um dos maiores geradores de emprego no País. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), este ramo representa 35,4% dos postos de trabalhos formais limeirenses. Como explica Jairo Ribeiro Filho, primeiro vice-diretor CIESP/FIESP Limeira, a cidade tem um polo industrial bem diversificado, que qualifica e prepara uma mão de obra para novas oportunidades no mercado de trabalho. “A indústria mantém escolas de formação profissional com reconhecimento a nível nacional e internacional, sendo o SESI e o SENAI, mantidos pela indústria, uma referência ao ensino fundamental e profissionalizante”, acrescenta. Dentro deste quadro, o setor da indústria de transformação que mais gera empregos é o de Veículos Automotores, Carrocerias e Autopeças (16,9%), seguido pelo de Produtos Diversos (12%) e Produtos de Minerais Não-Metálicos (10,5%).

Por consequência de seu  peso econômico e social, o mercado industrial possui uma grande importância na economia. “Quando está bem financeiramente, esta traz mais recursos para a economia da cidade de um modo geral, tanto ao comércio de forma indireta quanto ao município com seus impostos. Do contrário, caso não esteja bem, acaba por reduzir o fomento do comércio, divisas municipais e, consequentemente, pode gerar a falta de empregos”, explica Mário Sérgio Lala, presidente do Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (SINCAF).

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria, e a ACIL parabeniza seus quase 280 associados do setor. “É uma data para lembrarmos o peso e importância que a indústria possui tanto economicamente quanto socialmente. Em nome de nossa diretoria, colaboradores e parceiros eu deixo nosso muito obrigado a estes que auxiliam o crescimento contínuo de nossa cidade e região”, finaliza José Mário Bozza Gazzetta, presidente da ACIL.