Home

Associado

Logo

Hora de viajar! Como preparar o veículo antes de por o pé na estrada

As férias estão chegando! Após um exaustivo ano de longa rotina, muitas pessoas aproveitando as folgas de dezembro e janeiro para viajar. Planejam o roteiro, juntam as economias necessárias e caem na estrada. Porém, tão importante quanto estas questões, também devem-se atentar ao estado do veículo que estão viajando.

É muito importante fazer uma revisão completa de um automóvel antes de realizar um passeio, seja ele de longa ou curta distância. “Antes de levar a uma oficina, a própria pessoa pode verificar o nível de óleo, água do radiador e pneus. Demais itens deve-se obrigatoriamente levar a um profissional”, conta Ednei Alexandre Cardoso, proprietário da Dine Centro Automotivo.

Vários elementos são analisados pelo especialista mecânico, para garantir uma viagem mais segura ao condutor e passageiro. “Na parte de motor nós observamos o estado da correia dentada, filtros de combustível e de óleo, sistema de arrefecimento, estado das mangueiras, entre outras peças”, explica o mecânico. 

Diversos itens podem passar despercebidos pelo condutor, e só serão identificados problemas dentro da oficina mecânica. “Nós observamos luzes de freio e farol, parte de amortecedores e suspensão. Analisamos também o desgaste dos pneus, e se necessário realizamos o alinhamento e balanceamento do veículo”, acrescenta Cardoso.

O profissional desta área deve estar apto e ser uma pessoa de confiança do condutor, já que ele ficará responsável por garantir o bom estado do automóvel para a viagem. “É importantíssimo que se procure uma pessoa capacitada e com experiência de mercado. Um bom profissional irá utilizar peças originais, estar atualizado, além de possuir todo o equipamento necessário para realizar as inspeções”, finaliza o proprietário da Dine Centro Automotivo.