Inovações constantes mantém mercado pet aquecido

12/02/2016

O universo pet tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos. Cães e gatos passaram por uma “humanização” e deixaram de ser apenas “bichos” para fazerem parte de muitas famílias, de uma maneira mais próxima e afetiva, frequentando as casas e conquistando o coração daqueles que até um tempo atrás, os considerariam apenas como animais irracionais.

Junto com seu reconhecimento como seres dotados de emoções, e consequentemente desejos e necessidades, surgiu um mercado que só tem crescido: o dos pets. São comidas, roupas, produtos de higiene, medicação, brinquedos e uma infinidade de outros produtos que têm a finalidade de trazer mais alegria e bem estar aos bichinhos de estimação.

Na área estética uma das novidades é o sapato para cães e gatos. Eles garantem proteção aos pets contra o calor do asfalto em dias de passeio, além de garantir que os coxins (as “almofadinhas” de suas patas) não sejam machucados por pregos, cacos de vidro, objetos pontiagudos ou até mesmo que se sujem nas ruas.

Os acessórios disponíveis também são muito grandes, todos para deixarem os animais com o estilo e a beleza que os donos desejarem. São coleiras, enforcadeiras, pingentes, chapéus, bandanas, fantasias, capas de chuva, brincos e até mesmo óculos escuros, que além de enfeitar, proporcionam proteção aos olhos dos pets em seus momentos de passeio e diversão com os donos.

Indo para a área da saúde, a medicina veterinária tem evoluído rapidamente. Segundo a médica veterinária Sandra Solano, da clínica Tia Sandra, já são realizadas até mesmo cirurgias ortopédicas e de catarata em animais. “A tomografia e a ressonância são os exames mais atuais disponíveis para o mundo pet. Tanto a medicina quanto o mercado de acessórios estão evoluindo rapidamente, muitas vezes à frente de nossas expectativas”, conta a profissional.

Os produtos alimentícios e de higiene também mudaram sua composição. Agora são desenvolvidas linhas específicas para cada idade, espécie, raça ou porte de animal, além de suas fórmulas acatarem diretrizes que garantam que não haja qualquer tipo de alergia, ou que beneficiem na digestão ou crescimento e fortalecimento de pelos e ossos.

A médica veterinária comenta que na hora de contratar um profissional, seja na parte médica ou estética (como os de banho e tosa), deve-se atentar ao manuseio que será dado ao animal. “Cada espécie necessita de um tipo de tratamento. Um cão de porte grande é muito diferente de um porte pequeno, e um felino necessita de um tratamento diferente do cachorro. É preciso respeitar o limite e o nível de estresse de cada um”, acrescenta.

Prevenção

Profissionais da área animal sempre recomendam que os donos, façam uma bateria de exames ao menos uma vez ao ano. Isto é para garantir a saúde do pet, pois podem ser identificadas doenças e mudanças no organismo com muito mais antecedência, garantindo assim, um tratamento mais eficaz.

Laboratórios veterinários como a Diag & Vet, realizam diversos tipos de exames que garantem a detecção de qualquer enfermidade nos animais de estimação. São exames sanguíneos como hemogramas (que identificam anemias, infecções ou alterações patológicas), avaliações de funções renais e hepáticas, dermatológicas (que identificam fungos e ácaros), urina e fezes, além de contar com laboratórios de apoio para sorologia de diversos parasitas.

Os donos devem se atentar a qualquer mudança de comportamento ou aparência de seu pet, e se algo for constatado, devem encaminhá-los para uma clínica. Lá eles farão as primeiras observações e, atestando a necessidade, solicitarão alguns exames. “Eles são uma ferramenta importante para o diagnóstico, pois com os exames em mãos, a possibilidade de se fechar um diagnóstico será sempre mais garantida”, enaltecem os médicos veterinários Paula Carolina e Paulo Francisco Navarri Junior, da Diag & Veg.

Somente os veterinários podem pedir e diagnosticar um exame, por isso a necessidade da periodicidade em se levar o pet a um profissional. “O tipo de exame pode variar de acordo com a idade e ambiente que este animal vive. Pacotes como o ‘Perfil Básico’, encontrado aqui no laboratório, que engloba avaliação renal e hepática simples, além do hemograma pode ser bem generalizado para todas as faixas etárias e ambientes, pois cerca as possíveis patologias que normalmente acometeriam o animal”, acrescentam.

Ao se adquirir um animal de estimação deve-se ter em mente que ele também é uma vida, por isso, a necessidade de todos os cuidados com sua saúde tanto física quanto mental. É preciso analisar as condições da família, como questões de espaço e disponibilidade de tempo. Não é preciso muito dinheiro para proporcionar uma vida feliz a um animal, porém é preciso um pouco de planejamento para que não haja estresse futuro tanto para os donos quanto para o pet.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?