Associado

Logo

Limeira: 191 anos de inovação, diversidade e crescimento

Grande responsável pela evolução da cidade ao longo dos anos, a classe empresarial limeirense se profissionaliza cada vez mais e conta com entidades fortes e representativas

No dia 15 de setembro Limeira completa 191 anos. Fundada por decreto em 1826, a cidade recebeu nos anos seguintes uma grande leva de imigrantes portugueses e alemães, inicialmente trazidos para trabalhar nos antigos engenhos que logo foram substituídos por cafezais, cultura esta que estava em alta por grande parte do estado de São Paulo.

A partir da primeira metade do século XX, o município iniciou um processo de transição no que diz respeito a sua economia, deixava de ser ruralista para iniciar a atividade manufaturada. “Éramos essencialmente agrícolas, e hoje deixamos de ter um foco maior na indústria eletromecânica para abrir espaço para um mercado muito mais diversificado. Temos as fortes indústrias de joias e folheados, máquinas agrícolas, autopeças, alimentação, entre outras. O mercado muda conforme o passar dos anos, e a cidade vai se adequando a esta nova realidade”, explica o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta. 

Além dos aspectos econômicos, Limeira também vem passando por mudanças sociais, e a mais recente delas foi a chegada do Observatório Social do Brasil - Limeira. A entidade, formada com o apoio da sociedade civil organizada, tem como foco principal o monitoramento da qualidade do gasto público municipal, como ação preventiva à corrupção.

Segundo o membro do Conselho Fiscal do Observatório Social, Valter Koppe, a instalação do órgão no município representa a possibilidade real da população sair do comodismo e da indignação e partir para a ação. “No caso de Limeira, onde não queimamos etapas na constituição da entidade e investimos no melhor planejamento estratégico possível para facilitar o atingimento de nossos objetivos, notamos em cada reunião, novos e qualificados apoiadores o que, com certeza, nos garantirá uma excelente atuação na busca da melhoria constante no trato com os recursos públicos”, destaca o conselheiro.

Qualquer entidade que desenvolva trabalhos voltados para o empreendedor é de grande importância. E segundo Renato Laranjeira, primeiro vice-diretor do CIESP Limeira, esta é uma cidade que possui grande potencial e diversidade econômica. “Sabemos que ser um empresário ou empreendedor no Brasil não é fácil, há muita burocracia, tributos, entre outros itens que travam nosso crescimento. A classe empresarial no município se profissionaliza cada vez mais e conta com entidades fortes e representativas, como CIESP e ACIL, que defendem seus interesses na busca de seu objetivo maior, que é proporcionar crescimento para a cidade como um todo e gerar emprego e renda a população”, explica Laranjeira. 

Ele acrescenta que a cidade é pujante e possui grandes empreendedores. “Por isso, desejamos a Limeira e a todos que vivem aqui, nossos parabéns, tendo a certeza de que se cada um continuar fazendo seu papel, nossa cidade só tem a ganhar. Parabéns Limeira pelos 191 anos!”, finaliza Laranjeiras.