Home

Associado

Logo

Paixão sobre duas rodas

Percorrer o país em uma motocicleta, vislumbrando belas paisagens, dirigindo sem destino em busca de paz e liberdade pessoal. Isto pode resumir o filme Sem Destino, de 1969, um grande marco da contracultura americana. Além disso, também foi o responsável por influenciar toda uma geração colocando em evidência grupos como os greasers americanos e os rockers ingleses.

O amor pelas duas rodas e este estilo de vida surge de diversas maneiras, e cada pessoa carrega consigo sua história. “Quando adolescente pilotei uma pequena moto e me apaixonei pelo motociclismo. Você tem uma sensação de liberdade, vento no rosto, e os problemas vão embora junto com ele. Você e a moto se tornam um só”, conta Leonardo Navajo Magosso, fundador e presidente do motoclube Navajo Highway Brasil.

Comumente as pessoas associam ao motociclista diversos estereótipos negativos, especialmente sobre seu estilo de vida. “Isto acontece porque existem os ‘motoqueiros’ que distorcem a imagem dos bons motociclistas, que pilotam conforme as leis de trânsito e que são na maioria membros de motoclubes registrados e com estatuto interno rígido também”, acrescenta Navajo.

Não apenas de viagens é feito o dia a dia destes “desbravadores de estradas”, mas também de momentos de confraternização com os companheiros de duas rodas. “Somos pessoas que procuram boa música, cerveja e comida em um ambiente agradável e com um preço acessível”, explica Aguinaldo Santos, que além de amante do motociclismo é sócio proprietário do Evil Garage Bar. Com decoração temática, inicialmente o bar tinha em sua ambientação peças de motos, barris, discos, latas e garrafas de cerveja.

Além do filme já citado, existem diversas outras obras que contam um pouco mais sobre este estilo de vida e da motocultura, já que dia 27 de Julho é comemorado o Dia do Motociclista. “Indico para os curiosos o documentário mais recente que assisti, 21 Days Under The Sky, de 2016 com direção de Michael Schmidt. É uma viagem de 4 amigos pela Lincoln Highway, a mais antiga rota dos EUA, que liga o leste com o oeste”, finaliza o sócio proprietário.