Home

Associado

Logo

Palestra Cidades Criativas, Cidades Atraentes marcou noite na ACIL

Na noite de 26 de setembro foi realizada a palestra “Cidades Criativas, Cidades Atraentes” com o professor Victor Mirshawka no auditório da Associação Comercial e Industrial de Limeira. A iniciativa foi promovida pela ACIL e pela Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira (AAIL), com apoio de várias entidades de classe da cidade, além das faculdades limeirenses.

Estiveram presentes na palestra empresários, além de estudantes do curso de Administração da ETEC Trajano Camargo, que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais com Mirshawka, que conta com um currículo excepcional: é engenheiro, mestre em Estatística, gestor educacional por mais de 50 anos, autor de dezenas de livros, consultor Editorial da DVS Editora e Editor da revista Criática. 

“Visitabilidade é a capacidade de uma cidade de atrair para si não só os turistas, mas também muita gente que quer conseguir alavancar a sua carreira ou mesmo procurar um recomeço”, destacou o palestrante que falou sobre os conceitos de economia e cidade criativa. Ao longo de sua explanação, Mirshawka fez perguntas aos presentes, estimulando o pensamento e criatividade de todos, tudo para que pudessem entender os conceitos de forma didática e simples, além de presentear com um livro aqueles que respondiam suas perguntas corretamente.

Para o empresário Celso Varga, Victor Mirshawka tem a habilidade de entender o que está acontecendo no mundo e através desse entendimento mostrar caminhos e as oportunidades que surgem a partir desses fatos. “Por isso esse tipo de palestra é tão importante, pois nos enche de ideias e nos estimula a pensar em soluções para o futuro. Em Limeira, essa prática está presente em nossa história, sempre fizemos e continuamos a fazer, e o que pode acontecer a partir desse tipo de ideias é um ajuste para o futuro, já que mais de 60% das profissões dos próximos 15 anos ainda não existem. Então imagine a quantidade de mudanças e inovações que vão surgir.” Vargas ainda disse que é essencial que os participantes aproveitem os ensinamentos passados pelo professor e usem essas ideias para empreender e se preparar para o futuro, “seja abrindo nosso negócio próprio ou conquistando uma colocação no mercado de trabalho”, completou.

O coordenador e professor do curso de Administração da ETE Trajano Camargo, José Francisco Teixeira Clemente, trouxe cerca de 60 alunos para prestigiarem a palestra e aprenderem com a experiência do professor Mirshawka. “Temos no curso disciplinas que envolvem empreendedorismo e inovação, e quando temos a oportunidade de trazer a vivência de um profissional do mercado que traz uma bagagem de experiências, isso se torna algo diferente do que o aluno está habituado. E claro que isso ajuda no amadurecimento dos estudantes também, tanto de ideias quanto em relação a absorção de diferentes visões sobre o tema”, falou Clemente.