Home

Associado

Logo

Sebrae Aqui anuncia ampliação de atividades na cidade

No último dia 16 aconteceu na prefeitura de Limeira a primeira reunião do Conselho Gestor Sebrae Aqui, com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, José França Almirall, para debater projetos que a entidade irá implantar em Limeira em 2017. Também estiveram presentes na reunião a ACIL, o Sicomércio e o Ciesp, que são parceiros da entidade na cidade e integram o conselho.
O encontro foi realizado nas instalações do Sebrae Aqui, em um espaço na sede da secretaria no Edifício Prada – o Sebrae se mudou recentemente para o prédio que abriga a prefeitura, pois antes estava em salas do Pátio Office. A reunião foi comandada pelo gerente do escritório regional do Sebrae de Piracicaba, Jardel José Busarelli. Além de Limeira e Piracicaba, outros 15 municípios integram a regional.
 
Grupos

Um dos projetos do Sebrae Aqui para este ano é reforçar o trabalho em grupo por diferentes atividades econômicas, isso como forma de estruturar cada vez mais o empresário de cada setor.  
Serão quatro grupos, dois deles já existentes e que funcionam em parceria com a Associação. Um deles é o grupo de beleza, que envolve toda sua cadeia de negócios. O outro é o de alimentação fora do lar. 
Segundo Busarelli, mais dois grupos estão sendo estruturados. O de joias e folheados contempla uma vocação da cidade. Ele está sendo composto por um grupo de 25 a 28 empresas. Finalmente, um quarto grupo, de construção civil está em fase inicial de elaboração.
 
Crédito

Uma outra novidade apresentada pelo gerente do Sebrae Aqui é o “Super Mei”. O foco é o micro empreendedor individual. A partir de uma parceria com o governo estadual estão disponibilizadas 1.000 vagas para esse novo programa da regional de Piracicaba.
O trabalho envolve capacitação, cursos técnicos e relação com clientes. No primeiro caso, a atuação é direta do Sebrae. Os cursos envolvem parcerias estabelecidas com o Senai, Senac e Paula Souza, a partir desse convênio com o governo estadual. Vinculados a esses dois aspectos, está a criação de uma linha de crédito para o MEI que já esteja constituído – os valores a serem liberados a juro zero será de R$ 3 mil a R$ 20 mil. 
Segundo números de um cadastro divulgado por Almirall, há 13 mil pessoas que desenvolvem atividades como micro empreendedores individuais. “Temos que identificar esse pessoal para permitir a eles ferramentas que melhorem sua atuação”, diz o secretário. 
Almirall avaliou como bastante positiva a reunião. “É importante alinhar ações do Sebrae e o trabalho para a cidade”, declarou. Vice-prefeito, dr. Júlio também fez elogios ao encontro. “Vamos estreitar relacionamento com o Sebrae. Limeira tem amplas condições de potencializar o desenvolvimento econômico e o Sebrae é um parceiro fundamental”, relata.