Seguradoras oferecem diferentes tipos de coberturas ao consumidor

10/02/2016

O ser humano sempre deseja consumir ou adquirir algo, sejam eles produtos, imóveis, automóveis, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos etc. Para alcançar esse objetivo as pessoas esforçam-se para conseguir algum capital e obter o bem desejado. Agora, se após tanto esforço para conseguir algo, este item seja roubado? Ou devido a algum acidente, ele seja danificado?

É pensando em todo o esforço e dinheiro perdido que hoje em dia muitas pessoas adquirem algum contrato de seguro. Existem vários tipos de seguradoras que oferecem diferentes planos de cobertura, seja para veículos, residências ou empresas. Dependendo da necessidade de cada um, é possível montar um pacote diferente.

Os seguros residenciais ou patrimoniais são aqueles que garantem proteção de imóveis contra incêndios, explosões e raios, que são obrigatórios, entre outros itens. A cobertura deve ser feita de acordo com o preço estabelecido em cima do patrimônio, portanto antes de fechar um pacote é importante atentar-se aos valores dos objetos que entraram no seguro, além de dar atenção a itens de valor muito alto (como joias e obras de arte) que requerem um seguro diferenciado.

Os seguros para veículos trazem normalmente cobertura para roubos e acidentes. Para o orçamento de um seguro veicular, são levantados vários itens que irão influenciar no seu preço como disponibilidade de peças, índice de roubos ou furtos, idade e sexo do condutor, tempo de habilitação etc. O seguro para veículos são os mais cotados pelo brasileiro, devido ao fato do cidadão estar sujeito a acidentes e furtos constantemente.

No ramo empresarial, existem seguros específicos para cada nicho de atuação. Muito parecido com o residencial, com cobertura para roubos e incêndios, há planos que cobrem alimentos que possam perecer devido à falta de energia em restaurantes, por exemplo. O empreendedor tem que fazer o levantamento das posses que deverão ser asseguradas, além de analisar a região em que se encontra (se há ou não muita incidência de furtos ou roubos).

Outro tipo de seguro voltado para os empreendedores é o de saúde. Na corretora de seguros VJB, eles disponibilizam este tipo de pacote. “O seguro saúde possibilita que o empreendedor contrate um pacote, onde a pessoa tem total liberdade para utilizar o médico, laboratório ou clínicas que não fazem parte de um convênio. O reembolso do seguro é realizado de acordo com o valor contratado”, conta Vinícius Barreto, um dos sócios- proprietário e corretor da seguradora.

Muitas pessoas optam também por assinarem um seguro de vida. Este por sua vez, garante uma indenização aos familiares ou dependentes, caso esta pessoa venha a falecer. Este seguro também pode ser utilizado em certos casos de invalidez, dependendo do tipo de cobertura. “Qualquer pessoa pode adquirir um seguro de vida, em qualquer idade. Quanto antes for fechada uma cobertura, melhor. Mas é necessário analisar se existe a necessidade deste, pois quanto mais avançada for a idade do titular, mais caro o seguro se torna”, acrescenta o corretor.

Um tipo de seguro que é razoavelmente novo no mercado brasileiro é o seguro de fiança. Seguradoras como a VJB disponibilizam este tipo de seguro para aqueles que pretendem alugar algum imóvel, seja ele comercial ou residencial, e não conseguem algum fiador. Este tipo de cobertura dispensa a fiança de uma terceira pessoa. O valor de um seguro deste tipo varia entre uma ou duas vezes e meia o valor do aluguel, podendo ser dividido em quatro ou ate doze vezes dependendo da seguradora.

Precauções

Independente do tipo de seguro a ser contratado, deve-se tomar cuidado para que não haja arrependimentos ou complicações quando houver a necessidade de seu uso. Primeiramente o corretor que realizará o contrato do plano deve ser uma pessoa habilitada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), garantindo assim que este é confiável e oferecerá uma apólice de qualidade.

Também é preciso estar atento ao perfil do contratante que será apresentado pelo corretor à companhia, pois dependendo dos itens de risco apresentados, pode haver uma grande diferença em relação ao preço da apólice. Deve-se estar atento ao custo benefício do seguro, pois muitas vezes é possível que ao reunir todas as características e itens do cliente, a seguradora consiga montar um pacote que poderá sair mais em conta que um seguro comum.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?