Serviço Central de Proteção ao Crédito celebra 60 anos

21/09/2015

O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito – completa 60 anos em 2015. São seis décadas de iniciativas marcantes e uma história positiva de conquistas e de apoio aos principais episódios da economia brasileira. Convidamos o leitor, empresário e consumidor, a conhecer os principais acontecimentos que permearam os 60 anos do SCPC. Da sua criação à efetiva aprovação do Cadastro Positivo, a história do maior banco comercial de dados de consumidores e empresas do Brasil, acaba se fundindo às ondas de transformação no universo creditício. 

1955 - Nasce o SCPC 

Em 1955, em resposta ao crescimento da economia e do sistema de crédito, a Associação Comercial de São Paulo criou o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que passou a centralizar todos os dados de transações de negócios do comércio. 

1959 - Estudo para criação do Cadastro Positivo

O espírito inovador e o protagonismo sempre estiveram presentes desde a formação do SCPC. Nessa época, já havia um estudo para a criação de um cadastro positivo sobre consumidores. Atualmente, o Cadastro Positivo é a grande aposta do mercado para tornar o processo de concessão de crédito mais completo e eficaz. 

1960 - Recorde de consultas 

O SCPC passou por diversas mudanças e, rapidamente, ficou conhecido nacionalmente como um instrumento de suporte às decisões de crédito. Em 1960, atingiu a marca de 1 milhão de consultas. 

1970 - Intercâmbio de informações 

Com o surgimento de diversos serviços de proteção ao crédito, após o nascimento do SCPC, começam as tratativas para interligar as informações dos bancos de dados das diversas regiões do Estado de São Paulo. 

1983 - Informatização do sistema de consultas 

Com o crescimento das vendas a prazo, o SCPC buscou a modernização do sistema de consultas, antes operado por fichas manuais. Com a informatização dos processos, houve uma redução drástica no tempo de manuseio das informações. Os dados, que levavam até 10 minutos para serem processados passaram a ser concluídos em apenas três minutos. 

1997 - Logomarca 

Em 1997, o SCPC tem seu primeiro logotipo, após uma evolução natural de seus serviços. Dez anos depois, sua marca é reposicionada no mercado. 

2001 - Rede de Informações 

Nesse ano, foi criada a Rede de Informações e Proteção ao Crédito (RIPC), e mais tarde rebatizada com o nome de Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC). O intuito era ampliar a abrangência geográfica e conceitual de informações, caracterizando a forte atuação nacional do SCPC. 

2004 - Modelos analíticos 

Com o objetivo inicial de criar um modelo de score para predição da inadimplência dos consumidores, o SCPC implantou a área de Modelos Analíticos. Rapidamente, essa área se expandiu e diversos modelos customizados foram desenvolvidos para atender as mais diversas demandas de negócios dos clientes. 

2005 - 50 anos do SCPC 

Em comemoração ao cinquentenário do Serviço Central de Proteção ao Crédito, foi lançado o livro “Uma história de crédito”, que resgata as origens do serviço, recupera histórias curiosas ao longo do tempo e revela a evolução do sistema de consultas a crédito no Brasil. 

2007 - Reposicionamento de marca 

O reposicionamento estratégico da marca permitiu ampliar e fortalecer as famílias de produtos e soluções para manter o SCPC como referência absoluta em serviços de informação, análise e gestão do risco de crédito. A logomarca do SCPC ganha nova tipologia e cores mais modernas, condizentes com o reconhecimento da qualidade de seus serviços para o mercado. 

2009 - Indicador econômico nacional 

O SCPC lançou seu primeiro indicador nacional com base no movimento das consultas do varejo, o INCC (Índice Nacional de Crédito ao Consumidor). O indicador acompanhava e analisava o mercado de crédito e consumo brasileiro, revelando a tendência de vendas do comércio e projetando a taxa de inadimplência.

2010 - Nasce a Boa Vista 

SCPC A criação da Boa Vista foi uma resposta adequada e planejada às exigências do novo cenário do crédito no Brasil – tão desafiador, quanto promissor. A empresa nasce para atender a crescente demanda por soluções inteligentes de apoio às decisões de crédito e negócios em todo o Brasil, e passa a administrar o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). 

2011 - Expertise internacional

Em maio de 2011, a Equifax do Brasil e a Boa Vista SCPC concluíram a fusão de suas operações. Essa fusão criou o segundo maior bureau de crédito do Brasil, combinando o know how internacional da Equifax com a experiência local da Boa Vista SCPC. A Equifax é uma companhia internacional com mais de um século de experiência em informações comerciais, está presente em mais de 15 países. 

2012 - Forte investimento em tecnologia 

A Boa Vista SCPC investiu na aquisição da última geração de mainframe (zEnterprise EC12) em sua central de processamento de dados, ampliando sua eficiência operacional na liderança em modelos e ferramentas analíticas para apoio à decisão de negócios. A nova tecnologia é adequada à efetiva disseminação do Cadastro Positivo – base de dados sobre adimplência dos consumidores e empresas. 

2013 - Consumidor Positivo 

O protagonismo está presente desde a criação da Boa Vista SCPC. Em 2013, a empresa atingiu um marco em sua trajetória de valorização dos consumidores e empresas criando o portal Consumidor Positivo, com acesso a diversos serviços como o monitoramento de CPF, a autoconsulta gratuita de CPF, a renegociação online de dívidas diretamente com o credor, as dicas e soluções para a educação financeira, além de outros serviços que contribuem para a sustentabilidade do crédito dos brasileiros. 

2014 - Maior campanha de sustentabilidade do crédito no Brasil 

Acertando suas Contas, a maior campanha de promoção da sustentabilidade do crédito no Brasil, atingiu em 2014 números significantes de atendimento: foram mais de 800 mil famílias atendidas e milhares de renegociações em todo o país. Desde 2010, a iniciativa inovadora que associa a oportunidade de renegociação de dívidas com educação financeira realizou mutirão presencial em mais de 60 cidades pelo Brasil. 

2015 - Um futuro promissor 

A Boa Vista SCPC, que já nasceu contando com a maior rede de parceiros e entidades do comércio e da indústria espalhadas por todo o Brasil, reúne mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e movimenta 42 milhões de transações de negócios por dia. Com sua rede de mais de 2 mil entidades representantes, e um futuro promissor, a Boa Vista SCPC se mantém a frente de seu tempo, com as melhores soluções para todas as etapas do ciclo de negócios, buscando o crescimento rentável de seus clientes e parceiros.
 
SCPC em Limeira

Há cerca de 50 anos o Serviço Central de Proteção ao Crédito está presente em Limeira auxiliando o empresário e também o consumidor com serviços de análise de crédito para pessoas físicas e jurídicas. “Além desses, temos também os que ajudam na localização de endereços e telefones, consultas internacionais, inclusão e exclusão no banco de dados, que é nacional, sem contar que tudo está disponível 24 horas para utilização online”, conta a coordenadora do SCPC na ACIL, Adriana Marrafon. As atendentes também estão a disposição na ACIL para auxiliar tanto o empresário quanto o consumidor que deseja verificar sua situação “na praça”. “Temos  máquinas de consultas para preenchimento de cheques, disponibilizamos recentemente o aplicativo SCPC Mobile para consultas no celular, Serviço de Recuperação de Crédito - SRC, enfim trabalhamos com o objetivo de apoiar e auxiliar todos os nossos associados”, enaltece Adriana. Entre em contato com a ACIL, através do telefone (19) 3404-4900, conheça as vantagens de ser um associado e, principalmente, adquira os serviços disponibilizados pelo SCPC, “que auxiliam nas negociações e tomada de decisão na hora de conceder o crédito. Além disso, se existir a inadimplência, há a possibilidade de inclusão no banco de dados que é totalmente seguro”, completa a coordenadora que ainda destaca a recuperação de crédito disponibilizada aos sócios para que o pagamento da dívida seja simples e rápido, “é um círculo completo de auxílio ao empresário”.


 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?