Home

Associado

Logo

Setor da beleza é a aposta para quem está entrando no mercado de trabalho

Apesar da melhora na situação econômica do País, muitas pessoas seguem desempregadas ou com alguma dificuldade financeira devido ao corte de gastos. A saída para estas situações pode estar na profissionalização ou especialização em determinada área, e um mercado que está em alta e vem crescendo todo ano é o voltado para a estética e beleza.

São diversos cursos direcionados para este segmento. Como explica Elaine Leite, gerente da unidade de Limeira da Abil Cursos Profissionalizantes, esta é uma área muito procurada pelas mulheres. “São diversos cursos como cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação, designer de sobrancelha, maquiagem e até mesmo o corte de cabelo e barba masculino. Eles são uma alternativa hoje contra o desemprego, pois colocam o aluno rapidamente no mercado”. Esta é uma área onde se tem um investimento e retorno muito rápido, dependendo do empenho e motivação de quem está atuando. 

A diversidade no perfil daqueles que procuram a escola é bem grande, onde se tem desde donas de casa que procuram uma especialização para levar uma renda extra para sua família, pessoas desempregadas que procuram uma nova oportunidade, e até mesmo homens e os jovens que desejam dar o primeiro passo dentro do mercado de trabalho. “Normalmente são pessoas acima de 18 anos que nos procuram, mas existem cursos que podem ser realizados por pessoas mais jovens, como é o caso do de maquiagem, em que a idade mínima que pedimos é 14 anos”, conta a gerente.

Normalmente aqueles que desejam adentrar no segmento da estética e beleza, já sabem a área em que querem atuar, porém um curso está interligado a outro, fazendo com que o aluno se interesse por mais de um. “Hoje em dia é importante que um cabeleireiro saiba fazer uma maquiagem ou um design de sobrancelha, pois assim ele consegue agregar vários serviços dentro do seu próprio negócio. Quanto mais diversidade de atendimento ele oferecer, melhor”, aponta Elaine. São diversos os depoimentos de ex-alunos que começaram como auxiliares em algum salão e foram efetivados, ou conseguiram abrir seu próprio negócio.

Mesmo com a crise, o mercado da estética e da beleza continua em ascensão e engloba cada vez mais serviços e novidades. Mas independente do ramo de atuação, com muito empenho e as oportunidades certas, uma pessoa é capaz de obter o sucesso desejado, basta procurar os lugares que ofereçam uma a especialização de qualidade, com profissionais atuantes e atualizados no setor em que estão lecionando.