Associado

Logo

Temporários - Crescimento na demanda do comércio inicia contratação para o final de ano em Limeira

Com a chegada do final de ano, é comum que o comércio aumente a carga horária de trabalho. Isso acontece para que seja possível atender a todas as pessoas que desejam planejar as comemorações de dezembro. Com o aumento da demanda e grande procura nas lojas, os proprietários investem na contratação de temporários, que ajudam e auxiliam em épocas festivas.

Os pontos principais do contrato de um temporário, é que inicialmente, ele pode ser feito por até 90 dias e é passível de prorrogação por mais 90, apenas uma vez.

Para o gerente comercial da Tatuibi Recursos Humanos, Artur Barioni Neto, ao término dos dias propostos, a empresa mantém a opção de rescindir o contrato e contratar o funcionário para o quadro da empresa. “Isso geralmente acontece quando o contratado desempenha um bom papel nas atividades passadas durante o tempo que estava em serviço”, explica.

O perfil que geralmente é procurado pelos comerciantes são as pessoas que já desenvolveram alguma experiência na área comercial, não necessariamente naquele ramo específico. Neto ressalta que a empresa não disponibiliza muito tempo para fazer a contratação desse funcionário, por isso é interessante que a pessoa já tenha alguma experiência na área. 

“O que a gente percebe no dia a dia, é que a condição de temporário é mal vista pelo empregado, porém é uma excelente oportunidade para abrir portas”, comenta Barioni que acredita que isso acontece pelo desconhecimento dos benefícios que a condição de temporário traz. Pela lei 6.019/74, o contrato não traz nenhum prejuízo. Em termos financeiros, é pago o salário piso da categoria, além de receber todos os encargos sociais, como INSS, fundo de garantia, décimo terceiro e férias.

Para garantir melhor desempenho das vendas neste final de ano, a Lojas Seller já começou a seleção para as vagas de temporários, que iniciarão às atividades no dia 11 de novembro.  Para o 

gerente, Vanderlei Eloy, as empresas apostam no último trimestre, e consequentemente em novos funcionários. “No final do contrato, nós já sabemos, automaticamente com quem vamos ficar. Existe aquele que trabalhou disperso o ano todo, e é nessa hora que aproveitamos quem vem com toda determinação”, conta Eloy que ressalta a importância e a oportunidade que esse período traz para o contratado.

O perfil é analisado pela Seller, leva em consideração principalmente a vontade que o candidato mostra durante as entrevistas, mostrando vontade e disposição. É observado também o tempo de trabalho que foi realizado em outras empresas. “Procuramos escolher pessoas que trabalharam de oito meses para cima, pois é possível ver que a pessoa gosta do que quer”, conta.

 

De acordo com o presidente do Sicomércio, Eduardo Hervatin a expectativa para a contratação de temporários é de 25% a 30% menor que o ano passado. A queda pode ser explicada pelo movimento que o comércio apresentou no ano de 2014, um pouco mais calmo que o 2013. “O que esperamos é que para o final tenha uma faixa de 2000 temporários trabalhando”, explica.

Hervatin também ressalta a importância dos temporários para o comércio da cidade, pois a partir dessas contratações é possível ter um melhor andamento das vendas para as festividades “É muito importante para que eles entrem no mercado de trabalho, quase 25% dos temporários são contratados ao final do período”, conta.