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Venda mais neste fim de ano com a Campanha Compras Premiadas ACIL

A ACIL, anualmente, desenvolve a campanha Compras Premiadas com o objetivo de motivar o consumidor a prestigiar o comércio e prestadores de serviço da cidade.

Para falar sobre como os empreendedores podem utilizar esta ferramenta para aumentar suas vendas, o vendedor, instrutor de vendedores e consultor de vendas, graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing pela FGV e Consultoria de Empresas pela PUC-COGEAE São Paulo, Luis Pimentel, dá alguma dicas e orientações sobre as oportunidades que a campanha pode gerar.

“A campanha pode servir como um grande motivador na hora da decisão de compra do cliente. Na dúvida entre comprar ou não, a premiação pode ser um grande diferencial”, destaca Pimentel.

E se a grande dúvida é saber como trabalhar a campanha com os clientes, em primeiro lugar é preciso destacar que o cupom deve ser muito mais que “apenas um brinde” a ser entregue na hora de pagar ou depois da venda. O cliente precisa valorizar o cupom oferecido no momento da venda e quem agrega esse valor é a equipe comercial.

Comunicação no ponto de venda - certifique-se de ter cartazes e cupons da promoção em quantidade suficiente para um bom trabalho. Faça também um material personalizado para a promoção. Destaque o carro a ser sorteado no Natal. Espalhe cartazes alusivos à campanha dentro da loja.

Prepare sua equipe - como deseja que sua equipe trabalhe com os cupons? Converse com seus colaboradores e identifique as melhorias. Se for o caso, reconheça publicamente aquele colaborador que está fazendo da forma correta.
Para que não haja dúvidas, imprima e leia com a equipe o regulamento da Campanha no site da ACIL. A preparação dos colaboradores é fundamental para o sucesso das vendas.

Toda a sua comunicação falando dos sorteios - em suas campanhas de publicidade e comunicação nas redes sociais e na mídia tradicional, diga que vai premiar os clientes, utilize a logomarca da campanha Compras Premiadas e mostre os prêmios a serem distribuídos em sorteio.

Mande para seus clientes ativos mensagens por WhatsApp, e-mails e SMS convidando para comprar em sua loja.
Para os clientes inativos, ou seja, aqueles que não compram há algum tempo, crie uma promoção ou oportunidade e mande mensagens destacando o sorteio do carro.

Preparação diária de cada vendedor e atendente - a campanha Compras Premiadas nasceu para ajudar a manter os consumidores na cidade e dar preferência àqueles que a aderiram. Mas ela não faz milagres. Trata-se de uma vantagem ou benefício a mais e a grande diferença está no atendimento e na capacidade da equipe comercial, que deve estar preparada, conhecer muito bem os produtos e serviços que vende, o perfil dos clientes, saber o preço e condições de pagamento etc.

Fale da campanha - quando o vendedor ou atendente apresentar suas soluções e os produtos que o cliente precisa ou deseja, pode-se utilizar argumentos como:
- “O Sr. já conhece a promoção Compras Premiadas? Além de adquirir da nossa empresa nessas condições especiais ainda poderá ganhar um carro. Sabia?”

- “(Não podemos dar o desconto) Esse é o preço justo, mas podemos conceder um cupom para que o Sr. possa concorrer a um carro. Já pensou, ganhar um carro? Vou já buscar o seu cupom.”
O cliente diz: “Estou só olhando!”. O atendente pode emendar: “O Sr. já está participando da promoção para ganhar o carro?”. Pode-se utilizar o argumento da campanha tanto no momento da abordagem inicial quanto na hora da objeção ou negociação.

Se, por qualquer razão, o cliente não se interessar “muito” pelo cupom, não dê “de graça”. Isso desvaloriza a campanha e todo o seu esforço em fazer parte dela. O cliente deve “desejar” participar e tentar ganhar os prêmios.

A venda continua no pós-vendas - a venda não acaba no momento em que o cliente paga. O vendedor ou atendente deve se despedir cordialmente, convidando para voltar na próxima oportunidade. Se preencheu o cupom, deseje sorte e torça pelo cliente. Todo mundo ganha: o lojista, o vendedor, o cliente e a cidade.

Como diz o guru das vendas e autor do livro “A Bíblia das Vendas”, Jeffrey Gitomer: “Os clientes não gostam que vendamos para eles, mas adoram comprar!”. Os clientes também adoram promoções. Por isso, insista, trabalhe corretamente e com dedicação à campanha Compras Premiadas.