Home

Associado

Logo

A importância da saúde bucal para manter o sorriso sempre bonito

A higiene bucal é essencial, e não apenas para manter um sorriso bonito e um hálito agradável. A boca é a porta de entrada para alimentos e, consequentemente, diversos microrganismos que se não forem tratados, podem trazer doenças e complicações sérias para a todo o corpo.

Algumas atitudes simples já irão garantir a higiene necessária para evitar tais problemas. “É imprescindível que ocorra a escovação diariamente, no mínimo três vezes ao dia com duração de 2 minutos, realizando sucessivamente pelo menos uma vez ao dia o uso do fio dental”, conta Liziane Cristina Martinez Pieri, que é diretora clínica da QSorriso. Algumas doenças causadas pela má higienização são: perda do elemento dental, mau hálito, pré-disposição a doenças cardíacas e pulmonares, câncer bucal, entre outros.

Alguns erros no dia a dia podem atrapalhar o processo de limpeza, o tornando menos eficiente, como a escolha errada de escova (ela deve ter cabeça pequena e cerdas macias), força excessiva na escovação, e não comparecer às consultas de rotina ao dentista a cada 6 meses.

Uma boa saúde bucal pode gerar resultados inclusive profissionais, já que o sorriso é a apresentação de qualquer pessoa. “Quando o indivíduo está descontente ou até mesmo com dor, o rendimento tende a diminuir drasticamente, afetando então a produtividade. Por isso é muito importante a empresa estar atuando na saúde do seu colaborador”, explica Liziane.

Com a facilidade da internet, muitas pessoas procuram “tratamentos alternativos” na web, o que pode ser extremamente perigoso e por isso, deve-se realizar apenas aquilo que é orientado por um profissional. “Para identificar um bom profissional, primeiramente certifique-se no Conselho Regional de Odontologia de que ele esteja devidamente habilitado, além de ser necessário ter confiança naquele que irá cuidar do seu sorriso”, finaliza a diretora clínica da QSorriso.