Home

Associado

Logo

Vamos pedalar?

Andar de bicicleta é uma das atividades mais apreciadas pelas pessoas. Desde muito cedo o ciclismo é apresentado às crianças, e a prática desta atividade traz inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Pedalar é considerado por muitos muito mais que uma atividade física, mas sim um estilo de vida.

Praticar um esporte ou exercício é de extrema importância para que se tenha mais qualidade de vida e segundo o gerente da Leal Bike, Fernando Rodrigues da Silva, o ciclismo traz benefícios rapidamente visíveis. “Já de primeira mão tem-se o controle e perda de peso, prevenção de doenças do coração, controle da diabetes, fortalecimento da musculatura, melhora na coordenação motora, aumento da autoestima etc.”, explica.

Silva também é líder do grupo ciclístico de passeios da Leal Bike. A participação em grupos como este possibilita a oportunidade de fazer novas amizades, aumento da socialização, cooperatividade, e para iniciar a prática é muito fácil. “Para começar o ideal é procurar por uma loja especializada com profissionais capacitados, para que possam instruir desde o equipamento de segurança até a bicicleta adequada dentro de seu orçamento”, explica o líder.  Porém vale lembrar também, que antes de qualquer atividade física uma pessoa deve passar por uma avaliação médica para atestar que não tenha qualquer problema que a impeça de realizá-la.

Para aqueles que já são adeptos do ciclismo, e gostariam de praticá-lo de forma mais profissional, existem as equipes federadas que já exercem o ramo. “Há grupos tanto para o ciclismo de estrada quanto o Montain Bike (MTB). Basta pegar informações de provas que são realizadas semanalmente conforme a região e se inscrever na categoria ‘solo’; com isso estará se envolvendo com profissionais da área que já possuem equipes formadas ou que estão se formando”, aponta o gerente da Leal Bike.

Para finalizar ele deixa algumas dicas, que valem tanto para iniciantes quanto para os veteranos: utilizar sempre equipamentos de segurança (capacete, luvas, óculos etc.) e o protetor solar, hidratar-se regular durante a atividade com água ou soro caseiro, manter uma alimentação saudável, ter conscientização no trânsito, respeitar pedestres e auxiliar aqueles que estejam começando ou precisem de ajuda. Tudo isto para tornar a prática mais saudável e satisfatória.