1º Happy Hour em prol do Novembro Azul é realizado na ACIL

30/11/2015

Evento promovido no último dia 23 em parceria com a Santa Casa de Limeira destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Mesmo atingindo grande parte da população masculina, o câncer de próstata é um tema que enfrenta muitas barreiras, como o preconceito, por exemplo, mas que merece uma atenção especial em decorrência dos índices de casos entre os homens. Segundo dados do Instituto Lado a Lado, cerca de 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e em 2014, a projeção foi de que 12 mil homens morreram da doença em função da descoberta em estágio avançado.

Outro dado alarmante é relacionado ao número de homens acometidos por este tipo de câncer: um a cada seis homens é diagnosticado com câncer de próstata, que hoje é o segundo que mais mata indivíduos do sexo masculino no Brasil.

Novembro Azul

Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha “Um Toque, Um Drible”, tendo como objetivo “promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos”. Mesmo permanecendo ativa durante todo o ano a campanha ganhou um reforço em 2012, quando o instituto lançou no Brasil o Novembro Azul, que a cada ano ganha mais força, sendo uma referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

Com o objetivo de abraçar esta campanha tão importante para os homens, a ACIL e seu Conselho da Mulher Empreendedora, decidiram organizar o 1º Happy Hour em prol do Novembro Azul em parceria com a Associação Limeirense de Combate ao Câncer e a Santa Casa de Limeira.

Com o lema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, o evento, realizado na sede da Associação na noite de 23 de novembro, reuniu empresários, autoridades e pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre a doença, diagnóstico, tratamento, e outras informações essenciais sobre o tema. Entre os presentes, compareceram o vice-presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta, a superintende do CME, Vera Mattiazzo, o provedor da Santa Casa de Limeira, José Roberto Piccinin, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio da Silva, e o assessor executivo da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gino Torrezan (representando o prefeito municipal Paulo Hadich). Além destes, também marcaram presença membros da diretoria e conselhos da ACIL, e representantes das entidades parceiras e órgãos públicos de Limeira.

“Durante todo o mês de novembro promovemos palestras de conscientização em universidades, entidades e na própria Santa Casa com o objetivo de falarmos sobre a importância do diagnóstico precoce através de exame de sangue, o PCA”, disse o Radioterapeuta, Dr. Leonardo Lage, após o encerramento da palestra que ministrou na ACIL. O PCA (Prostate Specific Antigen, em inglês; ou APE, de Antígeno Prostático Específico, em português) é uma substância produzida pela próstata e que circula na corrente sanguínea e, por isso, pode ser medida (dosada) com um simples exame de sangue. A palavra antígeno significa que se trata de um tipo de proteína que, no caso do PSA, é ligada a um tipo açúcar, por isso chamada de glicoproteína (glico = açúcar).

Com esse tipo de exame, o médico estima que um número maior de homens passem a cuidar melhor da saúde. “Com o convênio firmado junto à Prefeitura, disponibilizamos 2 mil exames gratuitos para a comunidade. Todas as sextas-feiras, será possível fazer a solicitação desse exame, sem pedido médico e sem marcar horário, no posto de saúde do seu bairro”, explica o médico.

Feito o exame de sangue o material será encaminhado para a Santa Casa, onde será avaliado para posteriormente ser dado um retorno para os pacientes. “Aqueles que apresentarem alguma alteração serão convocados por nós, médicos, que vamos consultá-los e pediremos mais exames pra verificação do que está acontecendo”, esclarece Lage, que enaltece a importância da adesão masculina ao procedimento. “Não estamos convocando ninguém para fazer toque retal, é um simples exame de sangue, não precisa ter medo, vergonha ou receio. O importante é o diagnóstico precoce porque com ele temos uma taxa de cura de quase cem por cento”.

Para o vice-presidente da ACIL, o Novembro Azul é essencial para que haja maior conscientização dos homens para fazer o exame. “O câncer de próstata é o tipo de câncer com maior incidência entre os homens atualmente. E com todo o nível de informação que nós temos é imprescindível que o exame seja realizado. O procedimento não vai tirar a masculinidade de ninguém, então temos que acabar com o preconceito e cuidar mais da nossa saúde. Nós estamos no século XXI e não existe mais esse tabu como antigamente. Ao cuidarmos da nossa saúde teremos mais longevidade com melhor qualidade de vida e com muitos prazeres ainda.”, destacou Gazzetta.

A superintende do CME enalteceu os benefícios que o movimento traz para a comunidade e a importância da entidade e o conselho abraçarem a causa. “Temos o dever de multiplicar as informações e isso acaba sendo uma utilidade pública, não só um benefício para o associado, mas para a população. Muitas pessoas não cuidam da saúde por medo, falta de conhecimento de que existe cura para tal enfermidade, então temos que levar essas informações, despertar esses indivíduos para que eles façam os exames necessários, para que eles cuidem da sua saúde como deve ser feito”, completou Vera Mattiazzo. 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?