4 aplicações práticas do Google Forms para seu negócio

O Google Forms é uma ferramenta de criação de formulários gratuita, e uma das mais úteis que empresa pode ter. Com ela, é possível criar um documento online com pesquisas, avaliações, perguntas e respostas cursivas, entre outras opções. Além disso, ele permite a customização de seu design, permitindo criar documentos com a cara da empresa.

Os arquivos criados funcionam e se adaptam tanto em computadores quanto em smartphones e tablets. Existem diversas soluções práticas que podem ser criadas utilizando estes formulários, auxiliando o empreendedor a tornar a gestão de seu negócio organizada e de fácil acesso.

Captação de dados

Uma das utilidades mais associadas ao Google Forms é a de planilha para captação de informações. Com ele um vendedor pode, por exemplo, criar uma ficha de cadastro para cada cliente que realiza atendimento, gerando um documento online que ele poderá salvar para futuras compras.

Com as várias possibilidades de interação e lógica fornecidas pela plataforma, o gestor pode (e deve) ir além do básico ao criar este cadastro. Além de nome, telefone e outras informações básicas, ele pode incluir questões como: o que o cliente procura? Por qual motivo ele se interessou por esse produto ou serviço? Que outras soluções ele busca? Com algumas informações a mais, é possível criar um perfil completo de seu público.

Pesquisa de mercado

Realizar uma pesquisa de mercado é algo extremamente importante para qualquer loja ou prestadora de serviço. Conhecer aquilo que seu cliente busca quando procura uma empresa é essencial para que não se perca tempo e capital investindo em coisas desnecessárias, ao mesmo tempo em que não se dá a devida atenção ao que realmente é importante para o consumidor.

Com uma planilha online, é possível enviar esta pesquisa para qualquer cliente que se tenha um e-mail ativo para contato (por isso a importância de se criar um banco de dados de cada um que procura o estabelecimento). Alguns questionamentos básicos que este formulário pode conter são: gênero; etnia; idade; se ele compraria determinado produto; quanto estaria disposto a gastar em um produto/serviço; o nível de satisfação com o que adquiriu; se ele recomendaria a empresa para um familiar ou amigo; se quem está respondendo realiza suas compras em lojas físicas ou e-commerce; entre outros questionamentos que possam ser importantes para se construir o perfil completo da empresa e o seu consumidor primário.

Pedido ou reserva

A internet trouxe agilidade e praticidade para diversas tarefas diárias, e muitos consumidores abraçaram esta facilidade, preferindo realizar sozinhos certas tarefas ao invés de falar com um vendedor ou atendente. Com isto em mente, é possível utilizar o Google Forms para criar um pequeno sistema de pedidos e reservas, em que o consumidor pode fazer o pedido de um produto entre diversas opções dentro do próprio formulário, agendar uma visita ou reserva de lugar.

A ferramenta permite a sua integração dentro do site da empresa ou o envio de um link direto por mensagem. Pode-se unir isso a outras plataformas como o WhatsApp, criando uma mensagem automática para que o cliente realize seu pedido ou reserva através do link enviado.

Checklist

Outra aplicação que pode ser muito utilizada no dia a dia dos negócios é a criação e um checklist para tarefas. Nele o gerente, coordenador ou líder pode disponibilizar uma série de tarefas para o colaborador realizar, inclusive colocando caixas para que ele faça observações ou feedback sobre o trabalho realizado, e no final do dia este documento é enviado para o e-mail do responsável.

É possível também utilizar esta mesma dinâmica para a criação de uma lista de controle de estoque, tornando a verificação e fluxo de produtos mais fácil e a comunicação entre os setores da empresa mais eficiente.

Como utilizar o Google Forms?

Existem diversas outras aplicações que são possíveis através do Google Forms, mas para isso é preciso conhecer seu funcionamento. O empresário Giovane Tito, fundador da ETC Idiomas, criou uma aula introdutória sobre esta rica ferramenta, e a disponibilizou gratuitamente em seu site (https://giovanetito.com/forms/), dividido em sete videoaulas. Esta é uma grande oportunidade para conhecer a ferramenta e aprender como melhor aproveitá-la.
 

tags: Google-Forms, Planilhas, Planilha-online, Dicas, Videoaula