4 dicas de como montar um delivery eficiente para vender online

11/08/2020

Com a pandemia, houve a aceleração de uma realidade que muitos já esperavam: o delivery de produtos. Seja no ramo alimentício ou não, as lojas que quiseram continuar a vender durante o período de quarentena só poderiam fazê-lo na forma de entrega, sem atendimento ao público.

Por conta disso, as empresas precisaram adotar sistemas de vendas online, por redes sociais ou WhatsApp, ao mesmo tempo que implantavam a entrega de suas mercadorias. Para que não haja erros na hora de começar este tipo de atendimento, existem alguns pontos que o empreendedor deve estar atento.

Preparação da mercadoria

É preciso verificar se é possível que um produto seja transportado em um sistema de delivery. Deve-se estar atento ao seu tamanho, como será feita a locomoção e o tipo de embalagem que será utilizada, por exemplo.

A dica é procurar por outras empresas ou parceiros que já realizam este tipo de serviço, e analisar como funciona. Pode-se procurar por fornecedores de embalagens que apontem a melhor forma de armazenar a mercadoria, para que ela não chegue danificada, além de negociar preços mais atrativos pela compra no atacado.

Identificar o público

Deve-se procurar onde o público interessado no produto se encontra. Cada rede social costuma concentrar um tipo diferente de pessoas, basta saber identificar onde o consumidor está.

Caso a empresa opte por estar presente em mais de uma plataforma, é aconselhável que atente-se ao modo como irá anunciar o produto, além das ferramentas que cada local da web disponibiliza. No Instagram, por exemplo, é possível criar vídeos curtos para os Stories demonstrando a mercadoria; o WhatsApp hoje permite a criação de um catálogo de produtos;  e se bem exploradas, estas ferramentas podem ser uma mão na roda na hora das vendas.

Preço e pagamento

Segundo um artigo publicado pelo Sebrae, é preciso levar em consideração: o custo variável (preço de compra, imposto sobre a venda etc.), a margem de contribuição (o valor percentual que o produto contribui para o negócio, obtida diminuindo-se os custos variáveis do preço de venda) e por último os custos fixos (água, luz, telefone, internet etc.). Em seu site (www.sebrae.com.br), foi disponibilizado uma planilha onde basta preencher os valores para receber um preço que atende a estes critérios.

Além disso, nem sempre o preço é decisivo para o consumidor, pois neste momento o atendimento e relacionamento com o cliente, possuem grande peso na hora da venda.

Pede por Perto

Uma plataforma gratuita que surgiu como facilitadora para quem quer estar presente no mundo digital é o Pede Por Perto. Ele surgiu com os princípios da lista telefônica, na qual o consumidor consegue encontrar diversas empresas locais que oferecem aquilo que ele precisa.

Quando uma loja realiza seu cadastro na plataforma, ela tem à disposição um cartaz com QR code, que apresenta o contato da empresa, assim o consumidor pode apontar a câmera de seu celular e iniciar imediatamente uma conversa. O empresário também pode criar em seu perfil um catálogo de produtos ou serviços, que poderá ser compartilhado através de um link.

Para saber mais sobre o Pede Por Perto, basta acessar o site www.pedeporperto.com.br/limeira e seguir o perfil @limeira_pedeporperto no Instagram.

 

tags: Delivery, Dicas, Pandemia, Vendas-online, Quarentena, COVID-19

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