4 formas de encontrar oportunidades em uma crise

A lista de desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus para os negócios é grande - e vai da saúde financeira da empresa ao bem-estar dos funcionários. Mas há quem considere que a crise também é um momento de refletir e buscar novas oportunidades. 

O empreendedor Baruch Labunski, CEO da empresa de web design e marketing Rank Secure, é um deles. Em um artigo publicado no portal Entrepreneur, ele listou quatro maneiras de usar este período para dar novos passos no negócio.

"Embora não possamos antecipar ou evitar todas as dificuldades, o que podemos fazer é investir algum tempo e energia para ajudar nossas empresas a emergir disso na melhor posição possível", escreve ele.

Foque na cultura da sua empresa

Não importa se você comanda o seu negócio sozinho ou se tem dezenas de funcionários: sua empresa tem uma cultura - e é ela que a diferencia dos concorrentes. Empresas que ignoram esse tópico estão assumindo riscos e ainda deixam vantagens de lado. Um estudo da IBM, por exemplo, mostra que funcionários que sentem uma forte conexão com sua empresa e seus pares geram melhores resultados financeiros aos seus empregadores.

A sugestão do empreendedor é utilizar esse período de resultados mais lentos para refletir sobre o tipo de negócio que você quer comandar - e se conectar com sua equipe. "Um senso de propósito compartilhado e um comprometimento com objetivos coletivos podem estabelecer sua empresa como um ótimo local para trabalhar e uma organização dedicada a fornecer um excelente serviço ao cliente."

Aproxime-se da sua comunidade

Independentemente do setor, todas as empresas, incluindo as digitais, estão inseridas em uma comunidade. Segundo o empreendedor, este é o momento de estreitar laços com os vizinhos e explorar oportunidades de colaborar localmente.

Fornecer refeições a um hospital, ajudar mercados a realizar entregas ou oferecer um programa educacional para pais são alguns exemplos. "Forjar laços mais fortes com a sua comunidade o posicionará para uma recuperação mais rápida quando as coisas começarem a se abrir novamente."

Foque no que os seus clientes precisam

Quando os frascos de álcool em gel sumiram das prateleiras, fabricantes de bebidas se mobilizaram e adaptaram suas produções para ajudar. Mesmo que sua empresa seja de outro segmento, você pode pensar em novas formas de atender novas necessidades dos consumidores. A mobilização em torno da produção de máscaras de tecido é outro exemplo. "Quando o mercado muda, as empresas também precisam mudar", escreve o autor.

Turbine a produção de conteúdo

Se há um lado positivo nesta situação, é a oportunidade de concluir tarefas que você sabia que eram importantes, mas para as quais nunca encontrou tempo. Criar conteúdos dinâmicos para o seu site é um exemplo. Pode ser um blog, uma série de vídeos informativos ou mesmo conteúdos de entretenimento. Seja qual for o formato, criar um site para a sua empresa faz sentido - em especial quando há tantas pessoas em casa.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

tags: Empreendedorismo, Gestão, crise, COVID-19, Coronavirus