6 dicas para auxiliar a amenizar o impacto da crise em uma empresa

20/03/2020

Uma das medidas preventivas impostas para evitar a proliferação do coronavírus (COVID-19) é a de evitar o contato com aglomerações de pessoas. Além disso, capitais e cidades onde estão sendo registrados o aumento de casos, estão optando por fecharem temporariamente estabelecimentos como academias, clubes e shoppings. Algumas academias de Limeira, assim como o Pátio Limeira Shopping e Shopping Nações Limeira, já comunicaram a suspensão temporária de suas atividades. Todas estas ações estão refletindo no hábito da população, que está evitando sair de casa e, consequentemente, consumindo menos.

Em entrevista para o Estadão, o professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Kanter, aponta que os mais afetados serão os empresários de pequeno e médio porte, principalmente se vem trabalhando com o seu caixa mais apertado. “Existe uma possibilidade grande de aumento do índice de inadimplência, quebradeira, não pagamento de salário, renegociação de comissões e afins”, comenta o professor. Existem algumas ações que o empresário pode tomar para tentar amenizar os impactos negativos em sua empresa.

1 - Despesas e prioridades

É preciso realizar o levantamento de todos os gastos fixos, fazendo uma projeção de pelo menos os próximos dois meses. Com isto em mãos, deve-se priorizar o pagamento das despesas que podem gerar um impacto negativo maior no funcionamento da empresa, como o aluguel e materiais de produção.

2 - Negociações

Sabendo dos gastos futuros da empresa e aquilo que é essencial para seu funcionamento, fica mais fácil para o empreendedor conseguir visualizar aquilo que pode ter seu prazo de pagamento negociado e estendido. Além disso, deve-se evitar qualquer nova dívida neste período que possa inflar ainda mais esta “bolha”.

3 - Delivery

Este é um serviço muito empregado nas redes de alimentação, porém nada impede que o varejo, de forma geral, trabalhe com a entrega de produtos. Investir na publicidade, principalmente através das redes sociais, incentivando os clientes a realizarem suas compras online e agendando a entrega dos produtos pode ser a saída para conseguir manter o mínimo de vendas.

Levar uma máquina de cartões ou troco para dinheiro na hora da entrega para o pagamento no local, pode ser uma alternativa para aqueles que não possuem uma loja virtual.

4 - Promoções

O momento é de crise, porém antes vender com uma margem de lucro menor do que não vender nada. Neste momento deve-se procurar no estoque produtos que estejam parados ou que tenham alguma validade, e investir em promoções e preços diferenciados para atrair o público e incentivar a compra. Mais uma vez as redes sociais podem ser grandes aliadas nas divulgações, e isto inclui entrar em contato via WhattsApp com aqueles clientes que disponibilizaram seus números para a empresa ou comércio.

5 - Colaboradores

Os colaboradores são parte fundamental da empresa e devem ser incluídos nas estratégias. Além de ouvi-los para receber ideias de ações e formar estratégias para vendas, é preciso pensar também no bem estar destes funcionários. Se possível, deixe que os trabalhadores realizem suas tarefas em home office ou até mesmo o adiantamento de férias. Para aqueles que tiverem que trabalhar dentro da empresa, oriente-os a seguirem as recomendações de higiene para evitar o contágio do coronavírus.

6 - Informação

Manter-se atualizado é essencial para contornar momentos de crise como o do coronavírus. Diversas entidades e portais de informação estão disponibilizando material para auxiliar o empreendedor neste momento, como é o caso do Sebrae. Em seu site (www.sebrae.com.br) é possível conferir matérias com dicas e estratégias para os negócios, além do empreendedor poder tirar dúvidas gratuitamente com algum os consultores.

Procure também informações sobre prevenção, tratamento e outros dados através dos sites oficiais do Ministério da Saúde, ou de veículos de comunicação confiáveis. Em Limeira, a Prefeitura Municipal preparou uma página especial em seu site, com informações sobre o avanço do COVID-19 no município, número de casos suspeitos, descartados e confirmados, assim como boletins oficiais nacionais e locais. O acesso é através deste link.

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