A Arte de Falar em Público foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento

17/07/2018

Na manhã do dia 28 de junho foi realizada mais uma edição do Café da Manhã do Conhecimento, evento promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora da ACIL que sempre promove palestras especiais para a classe empresarial abordando os mais diversos temas.

Desta vez, o convidado foi o comunicador social com habilitação em Jornalismo e especialista em Gestão da Comunicação Pública e Responsabilidade Social, João Baxega, que atualmente está à frente da Dínamus Assessoria de Imprensa ao lado de sua sócia Graziela Felix.

Cerca de 90 pessoas participaram do evento, entre eles vários estudantes da Etec Trajano Camargo, e acompanharam as orientações de João que apresentou a palestra “A arte de falar em público”. Entre as dicas do comunicador estavam algumas que ele considera como essenciais para o sucesso de uma apresentação em público. “É importantíssimo ensaiar antes de se apresentar, escrever seu texto, ler em voz alta, gravar sua voz, e ir editando as informações que for considerando desnecessárias. Após esse processo, apresentar para algum amigo sincero para que ele lhe diga se está bom ou não”, falou João.

Além disso, dominar o tema é primordial, só falar sobre o que realmente entende. Também é importante controlar o tempo, pois apresentações muito longas cansam o público. “Tenha foco e seja objetivo”, destacou.

O comunicador também falou sobre o que fazer nos momentos de “branco”. “Faça pequenas colinhas para lhes ajudarem quando esquecerem de algum assunto. Nada de celular, opte por algo bem discreto, que não chame a atenção. Você pode nem precisar desse artifício, mas é preciso ter um plano B.”

O próximo Café da Manhã do Conhecimento acontece no dia 26 de julho, quinta-feira, a partir das 8h30. A convidada especial é Sandra D’Addona, que apresentará a palestra “O poder da nossa frequência vibracional”. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla clicando aqui. Mais informações pelo telefone (19) 3404-4902 ou e-mail cursos@acillimeira.com.br.

A Arte de Falar em Público foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento

30/08/2021

Evento produzido pelo CME da ACIL trouxe o jornalista e mestre em cerimônias João Paulo Baxega 

O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL realizou na última quinta-feira (26) o seu Café da Manhã do Conhecimento, que teve como convidado o jornalista, mestre de cerimônias e sócio da Dínamus Comunicação, João Paulo Baxega, que trouxe a palestra “A Arte de Falar em Público”.

O especialista demonstrou para os participantes que falar em público é uma forma de passar credibilidade, seja para uma plateia ou para uma apresentação de uma pessoa só. “A pessoa que fala é a que se destaca, por isso quando isso não ocorre, sua importância é diminuída para o outro”, explicou.

O medo é uma das principais causas de alguém não conseguir se expressar em público e uma das formas de superar isto, segundo Baxega, é se preparando com antecedência para realizar sua apresentação.

Para tanto ele deixa algumas dicas: ensaiar antes da apresentação, escrevendo o que pretende falar para ajudar no entendimento e memorização; ler em voz alta o discurso escrito; gravar a leitura e ouvi-la para conseguir avaliar; gravar a apresentação em vídeo para observar o comportamento corporal; e por fim se apresentar para uma pessoa de confiança, que poderá dar um feedback construtivo sobre o que está bom e o que deve ser melhorado.

O conteúdo como um aliado

“É importante também que se tenha conteúdo de qualidade para transmitir, para não ser uma apresentação vazia e desinteressante. Para isso pode-se utilizar de técnicas de storyteling, para criar algo impactante”, comenta o jornalista.

O domínio sobre o tema que será levado até o público é outro ponto extremamente importante. Mesmo com a preparação, certos assuntos podem fugir totalmente do conhecimento de uma pessoa, e isto irá comprometer a qualidade de uma apresentação e da confiança profissional diante do público.

Por fim, Baxega abordou outros pontos que tornam o falar em público um ato mais impactante, como ter um bom controle de tempo utilizando recursos variáveis e sem introduções muito cansativas. Além disso, ele destacou também a importância de não ter medo de julgamentos na hora de falar em público.

“Em toda apresentação há o risco de nos depararmos com os ‘sabotadores’, que são as pessoas desinteressadas, que conversam ou saem no meio de nossa fala, nos causando nervosismo. O importante neste momento é buscarmos pelos ‘anjos’, que são pessoas na plateia que demonstram interesse no nosso discurso e conteúdo, e servem como uma âncora para não nos perdermos no nervosismo”, completou o especialista.

tags: café-da-manha, acil, cme, limeira, comunicaçao, discurso, oratoria, palestra