A importância da folga e do descanso para o desenvolvimento profissional

11/08/2020

Segundo um artigo publicado no The New York Times e debatido no blog brasileiro do Trello, o cérebro funciona como outros músculos do corpo humano, portanto necessita de descanso para poder relaxar e recarregar suas energias.

Manter uma jornada seguida de trabalho, leva à exaustão mental e isso ocasiona a perda de produtividade, estresse, e dificuldade em tomar decisões mais coerentes. Pequenas pausas entre as jornadas são mais que suficientes para este relaxamento, seja tomando um café, conversando com um amigo ou qualquer outra atividade que distraia e traga prazer momentâneo, para que assim possa-se retomar a tarefa com mais atenção; porém é preciso manter o bom senso para que estas pausas não se prolonguem demais e acabem por prejudicar o tempo de trabalho.

Ao organizar suas atividades com pequenas pausas, dando prioridade à aquelas mais complexas, sua energia e tempo são mais produtivos, resultando em uma eficiência maior.

Este mesmo raciocínio deve ser levado para as folgas e descansos após o expediente, pois muitos empresários e profissionais acreditam que o tempo dedicado a outras atividades que não sejam relacionadas à sua empresa ou trabalho, é um tempo mal gasto, o que é um grande engano.

Reservar momentos para estar sozinho é uma atitude extremamente saudável e nenhum pouco egoísta. O ser humano desenvolveu-se para o convívio em sociedade, porém tirar um tempo para ficar reservado é extremamente benéfico para reflexões, planejamentos e autoconhecimento.

Neste período pode-se realizar atividades de satisfação própria como ler um livro ou jornal, assistir a um filme, uma série ou desenvolver um hobbie. Não importa o que seja escolhido, o importante é que isto traga prazer para o indivíduo e o ajude a se “desconectar” do dia a dia e dos problemas, auxiliando-o a recarregar as energias.

Praticar atividades físicas são extremamente benéficas não apenas para o corpo, mas para a mente também. Já é cientificamente provado que desenvolver um exercício físico diariamente faz com que o organismo libere uma série de substâncias e hormônios benéficos, que também desencadeiam sensações de bem-estar e até mesmo felicidade. Estas atividades podem ir desde simples caminhadas e exercícios aeróbicos, até esportes como futebol, natação e ciclismo.

Uma boa noite de sono é extremamente importante para qualquer pessoa em qualquer fase de sua vida, e isso inclui o trabalho. O processo começa com uma boa preparação. Evite o uso de computadores e até mesmo da TV com pelo menos uma hora de antecedência ao horário de dormir, para que o cérebro vá lentamente se desligando e abandonando um estado de euforia.

Evite também o uso do celular quando estiver deitado na cama, pois isto também “desperta” pensamentos e causa uma demora ainda maior para o sono. Se necessário, adote a rotina de consumir uma bebida quente, como um chá, antes de se deitar, pois o calor proporcionado pela bebida gera uma sensação de conforto para o corpo.

 

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