A moda das roupas sob medida está de volta

As vantagens de se confeccionar as próprias peças de roupas, ou de presentear alguém com algo feito exclusivamente para ela são inúmeras. Além de ter algo feito sob medida para o corpo e com estilo próprio, o preço para a confecção pode chegar à 1/3 do valor de uma loja ou boutique.
As opções de estampas e de tecidos possibilitam uma enorme variedade na criação de peças, em que a imaginação é o limite. “Para o inverno de 2019 a tendência são os tons terrosos, verdes militares, animal print, xadres, florais, entre outros. Em relação à materiais, depende muito do segmento. Para festas, por exemplo, usa-se muito o Ziberline, Cetim Boucol, Chiffons e Crepes com muito bordado, rendas e pedrarias”, conta Jurema Carvalho de Moura Arcaro, sócia proprietária da A Rigor Tecidos.
Para a moda casual, a alta está em materiais como linhos estampados e lisos, couro, pele sintética e malhas. Até mesmo na parte de decoração há um destaque maior para os tricolines, que possuem uma variedade enorme de estampas e é um tecido versátil, utilizado no patchwork e artesanatos em geral.
Presentear a pessoa querida com uma peça única, com sua cara, pode ser extremamente prazeroso tanto para quem está dando o mimo quanto para quem recebe. “É muito gratificante presentear e ser presentado com algo exclusivo e particularmente escolhido só para você, além de saber que a pessoa de quem vem esse presente pensou no seu gosto com amor e carinho”, ressalta Jurema.
É possível desenvolver blusas, camisas, túnicas, vestidos, calças e tudo o que se puder imaginar, o que pode se tornar uma fonte de renda extra. “Estamos voltando a escolher nossos tecidos, modelos que nos caem melhor e ter a satisfação de fazer uma roupa sob medida especialmente para o nosso corpo. A pessoa que queira começar a trabalhar com isso, deve procurar uma escola para aprender corte, modelagem e costura. Aqui em Limeira temos excelentes escolas profissionalizantes”, explica a proprietária da A Rigor. Ela finaliza acrescentando que, na própria loja, há clientes que iniciaram a desenvolver peças como forma de hobbie, e hoje são grandes profissionais da área.