ACIL, uma história de luta e trabalho em prol de seus associados

30/11/2015

Em 1933 circunstâncias ligadas ao desenvolvimento da cidade e consequente crescimento de suas atividades econômicas levaram empresários limeirenses a pensar na constituição de um órgão de classe.

Ocorreram reuniões que tiveram como resultado a fundação do Sindicato dos Comerciantes e Empresários de Limeira, ao mesmo tempo em que era também instalado um órgão congregando comerciantes de gasolina.

As reuniões iniciais da Associação Comercial de Limeira eram realizadas no Armazém Prada, na esquina das ruas Dr. Trajano e Santa Cruz. Até a formação da primeira diretoria o órgão era dirigido por Fernando Lencioni e pelo Capitão Ary Levy Pereira.

Como as ideias foram bem aceitas e satisfatórias, líderes empresariais que tiveram à frente Fernando Lencioni decidiram transformar aquele empenho inicial em uma entidade de maior porte e abrangência. Depois de contatos com representantes de lojas, armazéns, bares, combustíveis e outras atividades, foi fundada em 27 de novembro de 1933, a Associação Comercial de Limeira, que de uma forma geral passou a representar e dirigir o fluxo dos que se dedicavam ao comércio.

A partir de então, a frente da Associação passou a defender os interesses e os direitos das empresas comerciais e industriais do município, demostrando a todos a importância de dispor-se de uma entidade em prol de seus direitos.

 

A adesão da Indústria

Após anos de lutas, o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira, criado dentro da Associação Comercial, foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho. A conquista foi recebida com júbilo, uma vez que desde 1933 pleiteava-se uma união de empresários com a força sindical.

A impiedosa crise de energia elétrica que ameaçava paralisar atividades produtivas do Município chegou a ser insuportável no ano de 1948. Preocupados ao extremo com a situação, comerciantes, industriais e outros elementos das forças vivas uniram esforços e pensamento decidindo criar uma instituição com maior força reivindicatória. Resultou daí a adesão da indústria à entidade já existente, transformando-se esta em Associação Comercial e Industrial de Limeira.

 

Lutas e conquistas

Na década de 1960, depois de muitas reivindicações, a Associação Comercial festejou a solução de um velho e cruciante problema, que era a crise da energia elétrica (a qual se arrastava através dos anos e em muito veio a atrasar irreparavelmente o desenvolvimento de Limeira). Tal benefício ocorreu graças aos representantes da ACIL aliarem-se às forças políticas e empresariais da época, para, depois de uma grande campanha com grandes mobilizações (envolvendo toda a população já terrivelmente irritada com a insuportável situação), “convencerem” Eloy Chaves, que era o “dono” da Central Elétrica de Rio Claro, a transferi-la para a CESP – Centrais Elétricas de São Paulo, maior geradora de energia do Estado e a terceira maior do Brasil. Com isso a subestação de Limeira da CESP, foi a primeira instalada no interior.

A partir daí só cresceu o prestígio da ACIL, que praticamente passou a figurar em todos os empreendimentos locais.

Em meados de 1965, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da cidade tornou-se um departamento formalizado para intercâmbio com congêneres das demais cidades do país e oferecido, pela entidade, à população limeirense. Houve a instalação de um pequeno arquivo de mesa, composto por informações de intercâmbio e das lojas locais sobre pessoas inadimplentes. 

Nesse ano também foi organizada a 1.ª FACIL - Feira Agro-Científica e Industrial de Limeira (hoje, Feira Agrocientífica, Comercial e Industrial de Limeira).

A década de 1970 foi muito produtiva por parte da Associação, que incentivou o comércio à ornamentação natalina, promoveu concursos de vitrinas, premiou o vendedor do ano e agradou aos associados com o churrasco campestre do Dia do Comerciante. Implantou a comemoração do “Dia da Indústria”, com fino jantar de confraternização. Fez ainda, com que o SCPC “entrasse em moda”, dando nova dinâmica a esse importante departamento. Pois, para assinalar a segurança que o sistema proporcionava nas vendas à crédito, foi desenvolvida uma ampla campanha de orientação. Além disso, a entidade foi transferida para modernas instalações na Rua Tiradentes (Edifício Mahive), onde foi criado o Departamento Reprográfico, com fotocópias através das máquinas mais avançadas da época.

Comprometida com a classe e com os limeirenses, a diretoria também reafirmou o trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal. Mobilizou-se em prol da instalação da Agência Regional do Banespa de Limeira; o aumento de linhas e modernização dos serviços de telefonia para a cidade; ornamentação natalina; aumento dos telefones do SPC, ampliação do departamento de fotocópias; conforme normas do Instituto de Resseguros do Brasil - IRB, a reclassificação do Corpo de Bombeiros de Limeira, barateando, para as empresas, o custo do seguro contra incêndios.

Em fins dos anos 70, a Associação Comercial criou a ACILMED e pela primeira vez foi instalada para funcionar em prédio próprio.

 

A nova sede

Para consolidar a construção da nova sede social, como prioridade e independentemente de quem estivesse na Administração, a diretoria da entidade convocou uma Assembléia Geral, na qual foi instituída a Comissão de Construção. A partir disso, ampliou-se ainda a qualidade dos atendimentos, satisfez-se às necessidades da época e mais do que isso, beneficiou-se o futuro.

Em 1981, foi criado o Dia da Empresa Limeirense. O propósito era unir indústria e comércio em uma só comemoração, com homenagens ao empresariado local por suas realizações.

Logo os os quatro pavimentos com salão de eventos, o restaurante, as secretarias, bibliotecas, departamento reprográfico, TELEX e central de telefonia com PABX já tomavam uma conformação moderna, e em 27 de novembro de 1984 a ACIL inaugurou sua nova e moderna sede, a partir de então, a entidade passou a ser vista como uma instituição modelar por muitas congêneres de todo o Brasil.

 

Uma Associação mais moderna

A partir da década de 1990, novas configurações comerciais exigiram da economia da cidade a sua modernização e iniciativas empreendedoras. Na ACIL, foram criados o Instituto de Economia, Instituto Jurídico e Instituto de Informática.

Em termos de formação, a entidade promoveu a capacitação de seus associados por meio de palestras e da criação de um Centro Econômico de Treinamento Empresarial.

Na época, a entidade mantinha, com vitória, o Serviço de Atendimento ao Público Consumidor (SAPC), uma forma de orientar e de manter informados, não só os lojistas, mas os próprios compradores, que dispunham de informações sobre formas de recuperação de crédito, e a respeito de dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor.

De 1992 a 1994, a Associação desenvolveu os serviços de Telecheque, o Departamento de Cultura, o Jornal da ACIL (que passou a ser impresso numa menor periodicidade), os serviços de telemarketing e o Instituto de Economia com o Plano Limeirense de Integração Socioeconômico.

Foi dado início também a informatização total dos serviços da ACIL. O departamento de serviço de proteção ao crédito foi equipado e, a fim de alimentar ainda mais este novo momento, a Associação inaugurou uma sala especial para o Instituto de Informática.

O comércio local também foi objeto de estímulos. Pois, ao final de cada ano ocorreram os eventos natalinos, como o concurso “Luzes da Cidade”.

A entidade voltou-se ao apoio a uma ampla gama de iniciativas empreendedoras na cidade, nesse aspecto vale citar o Posto Avançado do Sebrae, bem como a consolidação do Escritório Regional da Jucesp de Limeira, implantado pela ACIL em parceria com o Ciesp e a Apecl.

 

Um novo século, uma nova ACIL

Na virada do século, um dos grandes movimentos da diretoria da ACIL foi o de reformular, mais uma vez, os serviços do SCPC Limeira a fim de integrá-lo à Rede de Informações e Proteção ao Crédito (RIPC), com quatro bases operadoras estaduais. Assim, o associado passou a dispor de informações diretas com abrangência nacional simplesmente consultando o SCPC Limeira.

A ACIL também se empenhou em levar o otimismo que instigaria a população limeirense a comprar em sua própria cidade. Em parceria com o Sicomércio e a Prefeitura de Limeira, foram propiciadas aos moradores campanhas de incentivo ao comércio. Foi uma iniciativa boa para o consumidor e para o empresário.

Ainda, ao beneficiar-se através de um forte sistema de parcerias, a entidade aproximou-se do Sebrae, a fim de propagar o empreendedorismo na cidade.

Dentre os destaques do início do início do século estão a inauguração do “Telecentro - Escola de Informática e Cidadania”; a criação do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE), em parceria com o Sebrae; a veiculação do Jornal Visão Empresarial Limeirense, um semanário publicado através do Informativo Empresarial de Limeira, em substituição ao “Jornal da ACIL”; reforma dos Estatutos da Associação Comercial e Industrial de Limeira, através da qual ficaram criados o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) e o Conselho da Mulher Empreendedora (CME), entre tantas outras ações.

Em 2008 a ACIL comemorou 75 anos de atuação em prol das classes que representa, ganhando novas e moderas instalações ao térreo da sede, e ao compor uma parceria com associações comerciais da região, foi inaugurado o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob Acicred).

Além disso, nos anos seguintes, foi entregue o 2º andar do prédio reformado; criação do estacionamento e duas salas no novo terreno ao lado da entidade; implantação do serviço de Certificação Digital.

Numa nova reformulação para os Serviços de Proteção ao Crédito, a ACIL celebrou contrato com a Boa Vista Serviços – SCPC. Bem como, em meio às renovações, renovou o Jornal Visão Empresarial, conferindo-lhe um layout mais moderno.

O departamento de Desenvolvimento Empresarial, responsável por firmar parcerias e promover projetos e eventos voltados para o fortalecimento e desenvolvimento do comércio, indústria e prestação de serviços, também é um dos destaques da Associação ao longo dos anos. Além de praticar ações que estimulem a melhoria contínua das empresas, o departamento também é responsável pelo aluguel e disponibilização de salas para que o sócio da entidade possa realizar seus treinamentos e reuniões, assim como, qualquer tipo de evento, com comodidade, conforto e tecnologia.

Em 2014, a Associação Comercial e Industrial de Limeira, em parceria com o Sebrae e Facesp, decidiu investir mais uma vez no Projeto Empreender para proporcionar aos associados uma oportunidade de melhorar seu desempenho empresarial e, consequentemente, do seu negócio. Dessa forma, através dos núcleos setoriais de Alimentação Fora do Lar, Folheados, Beleza, Comércio Varejista e Oficina Mecânica, o projeto leva incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizando os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros, além de desenvolver lideranças empresariais.

 

Projetos e ações futuras

Com a missão “Representar e defender os interesses de seus associados e desenvolver e prover serviços que contribuam na realização de suas atividades”, a ACIL tem como meta continuar promovendo ações e projetos em prol das classes que representa.

Além disso, em 2016 a Associação estará concluindo o sistema de gestão qualidade baseado na ISO9001/2008 para que continue a ter o reconhecimento dos associados na representatividade ativa, na qualidade da prestação de serviços e na participação efetiva no desenvolvimento socioeconômico da região de Limeira. 

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