ACIL lança campanha sobre uso consciente da água

26/10/2020

Ação surge diante da crescente preocupação sobre o abastecimento da cidade, diante da falta de chuvas

Nos últimos meses, Limeira tem sofrido com uma extensa estiagem que está preocupando as autoridades e órgãos responsáveis pelo abastecimento de água potável. Além da diminuição do nível dos reservatórios, outro agravante, que pode contribuir para uma possível falta no município, é o aumento do consumo. Segundo um levantamento feito pelo jornal Tribuna de Limeira, o limeirense está consumindo por dia, 178 litros de água potável em média. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia são suficientes para atender as necessidades básicas de uma pessoa.

“Se considerarmos a população de Limeira que chega a 302.000 pessoas, diminuindo o consumo em 33 litros de água potável por pessoa, em um único dia, deixaríamos de captar quase 10.000.000 de litros de água de nossos mananciais. Esse volume seria suficiente para abastecer uma cidade com 25.000 habitantes por quase três dias. Se todos colaborarem, não teremos problemas”, comenta Alexandre Gaib, diretor da ACIL.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso responsável da água, a ACIL preparou um amplo material de divulgação e informação sobre o uso e reaproveitamento da água nas atividades do cotidiano. “São ações simples, que não mudam em nada nossa rotina, mas que se somadas causam um grande impacto. Se todos fizerem sua parte, o abastecimento será mantido até que os reservatórios sejam normalizados com futuras chuvas”, observa o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

As artes da campanha “Água: saiba usar para não faltar” podem ser conferidas e compartilhadas através do perfil @acillimeira do Facebook e Instagram, além de estarem disponíveis para download gratuito. “Além de poupar para não faltar, com estas pequenas ações o cidadão também sentirá a economia na hora de pagar as tarifas de água, já que a diminuição do desperdício diminui a conta com a concessionária”, ressalta o presidente.

Junto com as peças para redes sociais, o material também inclui um cartaz de conscientização para impressão, e os arquivos podem ser baixados CLICANDO AQUI. Mais informações pelo telefone (19) 3404-4900.

Dicas para um consumo consciente

No banho – Tome banhos rápidos, com o registro desligado na hora de ensaboar o corpo. Um banho de 15 minutos, por exemplo, com o registro meio aberto consome cerca de 135 litros de água.

Para lavar o carro – Utilize um balde com água e sabão para fazer a lavagem do carro e acessórios, assim como para o enxague, evitando o uso da mangueira. Uma mangueira ligada por 15 minutos consome, em média, 180 litros de água.

Higiene pessoal – Feche a torneira para fazer a escovação dos dentes, barba ou limpeza de pele e mantenha-as com a manutenção em dia para evitar vazamentos.

Lavagem de louça – Jogue fora os restos de alimento e organize a louça antes de iniciar a lavagem. Isso evita que a sobra de comida grude nos utensílios, torna a lavagem um processo mais rápido e dá mais espaço na hora de organizar as peças maiores, o que consequentemente diminui o tempo e a quantia de água necessária para a limpeza.

Calçada – Evite o uso de mangueira para a limpeza de calçada e quintal. Para isso, faça uso de uma vassoura, pá e pano.

Roupas – Junte o máximo possível de peças de roupa para realizar a lavagem na máquina ou tanque, pois assim a quantia de água utilizada é menor. Outra dica é reaproveitar esta água para fazer a limpeza do quintal, por exemplo.

tags: Água, Campanha, Cidadania, Download, ACIL

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?