AINDA completa 24 anos de atuação em Limeira

Há mais de duas décadas entidade luta pela inclusão da pessoa com deficiência

No dia 7 de setembro, a AINDA (Associação Integrada de Deficientes e Amigos) completou 24 anos de fundação. Para celebrar essa data especial, a entidade vai promover uma festa virtual com todos os atendidos no final do mês, dia 29 de setembro, às 9h30, por meio do aplicativo Zoom.

Nestas mais de duas décadas, a AINDA tem realizado um trabalho intenso de inclusão da pessoa com deficiência nos mais diferentes setores da sociedade. “Ainda hoje existem pessoas que tem preconceito com o deficiente, nossa luta é para mudar esse olhar e fazer com que todos entendam que mesmo com a limitação, eles são pessoas que merecem respeito como todas as outras”, destaca o presidente da AINDA, José Geraldo Pena de Andrade.

Atualmente, a entidade trabalha com pessoas com deficiência física a partir dos 5 anos. São oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e reabilitação com fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia e educador físico. O maior índice de atendimento neste momento é de pessoas com deficiência adquirida, a maior parte cadeirante. São aquelas que tiveram suas vidas transformadas por meio de algum acidente ou doença adquirida.

Por conta da pandemia, os trabalhos realizados na entidade foram alterados, mas em nenhum momento foram paralisados. Os profissionais da AINDA realizam atendimento nas casas dos atendidos e oferecem atividades virtuais semanalmente. “Nosso maior desafio é fechar o caixa porque a maior fonte de renda vinha dos eventos que realizamos. Como eles foram cancelados, nosso orçamento sofreu uma queda expressiva”, explica a gerente Kédima Silva.

Mesmo com as dificuldades do momento, a entidade celebra a conquista da ampliação da sede que vai possibilitar aumentar o número de atendimento. “Temos salas novas e amplas que vamos utilizar para trabalhar com novos projetos a partir do próximo ano. Daremos sequência ao karatê e tênis adaptado, mas também teremos novidades”, ressalta Kédima.

Fonte: Dínamus Comunicação

tags: Cidadania, Inclusao, Limeira, AINDA