Botion sanciona lei que permite trabalho extra de GCM para reforçar segurança

27/04/2023 | 16:38h

O prefeito Mario Botion sancionou lei de sua autoria que passará a autorizar o guarda civil municipal (GCM) a cumprir trabalho complementar pela instituição fora da sua jornada. A lei foi publicada hoje (26) em uma edição extraordinária do Jornal Oficial do Município.

A proposta, anunciada havia duas semanas, tem como finalidade principal reforçar medidas de segurança no município, como na ampliação de rondas em escolas. “É uma medida que vem a complementar os nossos esforços no sentido de ampliar a segurança na cidade, ao lado de outras forças policiais”, afirma o prefeito Mario Botion.

Denominada de Diária de Atividade Complementar (DAC), a lei prevê o exercício de dez horas contínuas de atividade operacional fora da jornada de trabalho dos GCMs, mas limitada a dez diárias no mês.

A lei, agora, passará por regulamentação nos próximos dias, para em seguida começar a ser aplicada. A regulamentação será feita pelo secretário de Segurança e Defesa Civil, Wagner Marchi.

O reforço da atuação dos guardas civis - com permissão para uma jornada ampliada de trabalho – foi uma das medidas adotadas pela administração municipal em relação à segurança. Uma outra foi tomada em relação às escolas, que passaram a contar com um aplicativo para acionar a Guarda Civil Municipal (GCM), em caso de ocorrências mais graves.

ALERTA

Também hoje, o prefeito sancionou lei da vereadora Lu Bogo que disponibiliza o dispositivo de alerta de segurança (DAS) nas escolas municipais, que também é acionado a Guarda Civil Municipal.

A proposta foi acolhida pelo prefeito com a disponibilidade em caráter de transição do aplicativo para as escolas. “A lei da vereadora é muito positiva e será aperfeiçoada ainda mais com a implantação de sistemas de monitoramento em todos os prédios públicos do município”, observa o prefeito.

 

Texto: Carlos Chinellato

Foto: Arquivo/Prefeitura de Limeira 

tags: segurança, gcm, dac

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?