Cadastro Positivo: quais os benefícios de abastecer o banco de dados?

09/11/2020

O Cadastro Positivo tem o objetivo de conceder uma avaliação de crédito muito mais justa, o que  beneficia o bom pagador. E para que os dados sejam acessados de maneira fácil e prática nas consultas, diversas empresas como corretoras, de telefonia, crédito e outros segmentos já disponibilizaram as informações de pagamento de seus clientes para instituições financeiras como a Boa Vista SCPC.

Porém o abastecimento do banco de dados não está restrito a estes empreendimentos. Todas as empresas que trabalham com a venda a prazo, financiamento ou operação que envolva risco financeiro para clientes (indústrias, varejo e atacado, por exemplo), precisam incluir suas próprias informações, como está previsto na Lei nº 12.414, de 9 de junho de 2011 (“Lei do Cadastro Positivo”), que foi alterada pela Lei Complementar nº 166/2019.

Vantagens

O Cadastro Positivo permite que o empresário atraia aquele consumidor que poderia passar despercebido, já que antigamente ele não possuía um score voltado para o seu bom pagamento. Segundo informações divulgadas pela Boa Vista SCPC, o seu score Positivo já apresenta resultados comprovados nos primeiros testes de um modelo de crédito híbrido, desenvolvido com a base do novo banco de dados.

No varejo, os ganhos são significativos, com diminuição de 32% na taxa de inadimplência dos consumidores e aumento de 28% na aprovação de crédito. Isso significa mais vendas para o empresário, que possui em suas mãos uma ferramenta de avaliação mais completa; e para o consumidor é um incentivo a mais para que honre com os seus prazos de pagamentos, já que com isso ele tem a probabilidade de condições e facilidades de crédito diferenciados.

Como fazer o abastecimento

O envio de informações para o banco de dados do Cadastro Positivo não gera nenhum tipo de custo para o empresário, chamado de “Fonte”.

A primeira etapa é solicitar os documentos a serem preenchidos à coordenadora do SCPC da ACIL, Adriana Gouvêa, através do e-mail scpc@acillimeira.com.br ou telefone (19) 3404-4929, a qual informará todos os procedimentos.
Feito o envio de documentos, a própria Boa Vista entrará em contato com a empresa Fonte para organização de um layout de envio das informações dos clientes, pois o abastecimento é feito apenas digitalmente.

Após a homologação do layout, os dados do consumidor deverão ser enviados ou atualizados a cada 10 dias, que é o prazo previsto em Lei. Válido ressaltar que o descumprimento do abastecimento dos dados pode acarretar em medidas e penalizações, assim como sanções impostas pelo Código de Defesa do Consumidor, caso o consumidor se sinta prejudicado.

 

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