Certificado Digital traz segurança e praticidade na autenticação de documentos

15/02/2021

e-CNPJ, e-CPF, NF-e e o CT-e são alguns dos produtos da Certisign disponibilizados na ACIL

O Certificado Digital é uma ferramenta cada vez mais presente nas transações digitais, principalmente de Pessoas Jurídicas. No Brasil, até 2022, a expectativa é que todos os serviços públicos sejam digitalizados, e muitos deles podem exigir do empresário brasileiro o documento eletrônico como forma de evitar possíveis fraudes ou vazamentos de dados.

Não apenas como um critério para operações fiscais e jurídicas governamentais, esta ferramenta traz mais segurança para diversos tipos de transações realizadas, garantindo mais credibilidade para a empresa e conquistando a confiança de clientes e fornecedores.

Um produto para cada necessidade

Com o Certificado Digital, o empreendedor tem um documento de identificação no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços e assinaturas com validade jurídica, além de mais praticidade e agilidade para o dia a dia. Para cada processo existe um produto com a solução que o empreendedor necessita.

e-CNPJ - É a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que permite a autenticação em sistemas públicos e privados em nome da empresa. Com ele, é possível validar documentos juridicamente, se comunicar com a Receita Federal, acessar o programa Conectividade Social, emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Na prática, alguns outros serviços já são possíveis de serem acessados com o e-CNPJ: Declaração de Benefícios Fiscais (DBF), Central de Serviços da Receita Federal (e-CAC), Escrituração Fiscal Digital (EFD), Demonstrativo do Crédito Presumido do IPI (DCP), entre diversas outras aplicações.

e-CPF - É a Identidade Digital da Pessoa Física eletrônica. Também conhecido como CPF Digital, pode ser utilizado para assinatura de documentos, comunicação com a Receita Federal do Brasil (RFB) para continuidade de serviços oferecidos pelos governos Estaduais e Federais, ou enviar a Declaração de Imposto de Renda (IR).

Outras aplicações possíveis com o e-CPF, e que não está presenta na de Pessoa Jurídica é a da Declaração de Operações Imobiliárias (DOI), Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e o Documento de Origem Florestal (DOF).

CT-e - O Certificado Digital CT-e Certisign foi criado especialmente para as operações de Nota Fiscal e Controle de Transporte Eletrônico, o que permite à uma empresa organizar a solicitação de certificados digitais para cada um dos seus usuários. Ele é destinado a empresas que emitem documentos fiscais eletrônicos referentes ao transporte de cargas, especificamente para Pessoa Jurídica e podem ser dos seguintes tipos: A1 e A3.

NF-e - apesar do e-CNPJ poder realizar a emissão de Notas Fiscais, só é aconselhado a sua utilização se for pelo próprio titular deste Certificado Digital. Em empresas, é comum que mais de uma pessoa realize a emissão deste documento, e para isso existe o Certificado Digital Emissor de Notas Fiscais, que é vinculado ao e-CNPJ da empresa, porém com o CPF do funcionário.

Com isso há mais segurança e controle do processo, pois este documento está restrito a apenas realizar a emissão de Notas Fiscais, sendo invalidado para qualquer outro tipo de operação ou assinatura jurídica.

AR ACIL

A ACIL oferece para o empresário limeirense, uma grande cartela de produtos com a qualidade e confiabilidade da Certisign. E para trazer ainda mais comodidade para seus associados, a Entidade tornou-se uma Autoridade de Registro (AR) credenciada desde 2018, o que garante mais praticidade e rapidez no atendimento, agendamento e assistência direta aos usuários do Certificado Digital.

Há também benefícios para os escritórios de contabilidade de Limeira que fecharem contrato com a AR da ACIL. Eles poderão oferecer para seus clientes valores diferenciados na aquisição do Certificado Digital, além de receberem uma bonificação pela indicação.

Para conhecer todos os produtos disponíveis na Certificação Digital da ACIL, entre em contato com a Renata, pelo telefone/WhatsApp (19) 3404-4907 ou pelo e-mail renata@acillimeira.com.br. Alguns serviços como renovação, por conta da pandemia e para segurança dos usuários, estão sendo feitos por videoconferência.

 

 

tags: Certificado-Digital, Segurança, ACIL, Empresario