CME da ACIL apresenta o Espaço Mulher Simone Zaros

06/09/2024 - 18:17h

Na última quinta-feira, 05 de setembro, foi realizada na Biblioteca Municipal a apresentação do Espaço Mulher Simone Zaros, uma iniciativa promovida pelo Conselho da Mulher Empreendedora - CME da Associação Comercial e Industrial de Limeira - ACIL, inspirada pela ideia do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura).

A ideia de montar um espaço em Limeira, começou em 2023, numa reunião do CMEC, onde Rosi Luck, então superintendente do CME à época, plantou a semente para fazer o espaço na Biblioteca Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Porém, somente agora, em 2024 foi possível, tirar a ideia do papel e realizar de fato esse sonho.

Maria Regina Calderari, atual superintendente do CME com o apoio de todas as conselheiras, viabilizaram a reforma do espaço, com pintura, móveis e decoração. “Esse espaço já existia, mas resolvemos repaginar para tonar mais atraente para os leitores, e também para as pessoas fazerem eventos culturais aqui”, ressaltou, Regina.

O local levou o nome de “Espaço Mulher Simone Zaros", em homenagem à empresária e escritora, falecida em 25 de junho. Uma mulher de alma inspiradora e generosa, que tocou a vida de centenas de pessoas. Simone tinha um espírito visionário e uma habilidade incomparável de transformar desafios em oportunidades.  Autora do livro: “A sutil arte de fazer acontecer, senão agora, quando?”, Simone deixa um legado imensurável com um aprendizado incrível. 

“Eu posso, eu consigo e acima de tudo mereço ser feliz”, frase de Simone Zaros, ficou eternizada na parede do espaço, com uma pintura linda, feita pela designer Juliana Gonçalves.

O espaço tem como objetivo principal fomentar a participação de mulheres escritoras na cena literária, além de estimular a leitura e fortalecer a cultura local. Valorizando o protagonismo feminino, oferecendo oportunidades para encontros, discussões e trocas de experiências entre autoras e leitoras.

Com essa iniciativa, espera-se incentivar a produção literária e artística entre as mulheres, abrindo espaço para novas vozes e contribuindo para o fortalecimento da presença feminina no universo cultural da cidade.

O momento marcante da noite foi o descerramento do tecido que cobria a placa com o nome do espaço, feito pelo viúvo de Simone, Frederico Peres.  “Que esse espaço sirva de incentivo para outras mulheres escreverem livros. A mulher limeirense tem essa característica, a maioria delas tem essa força. Vocês sempre foram muito importantes para a nossa cidade. Várias pessoas saindo na frente na representação feminina”, enfatizou Fred.

O evento contou com a presença de autoridades, conselheiras do CME, amigos e familiares de Simone Zaros. O espaço funcionará das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, e às quartas-feiras até às 19h.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?