Comércio começa a receber currículos para vagas temporárias

23/11/2015

O mês de dezembro é muito aguardado pelo comércio limeirense. Com a chegada do “bom velhinho” há o aumento das vendas, uma maior procura de serviços especializados na área de entretenimento (como buffets, restaurantes, salões de eventos, etc.) e consequentemente existe a extensão do horário de abertura e fechamento para que seja possível acolher o maior número de clientes, o que traz a necessidade da contratação de funcionários temporários tanto para um melhor atendimento quanto para evitar a sobrecarga de tarefas e funções para com os colaboradores efetivos.

A procura por temporários aumenta especialmente na área comercial. A gerente Jaqueline Roland, da loja de calçados Passarela, conta que “iremos abrir este ano 13 vagas temporárias. O contrato feito é de 45 dias podendo ser prorrogado por mais 45, mas normalmente as pessoas cumprem apenas o primeiro contrato”.

Ano passado o número de vagas abertas era de 25, uma queda de quase 50%. Ela também comenta que “houve uma diminuição de 10% das metas em comparação a 2014. E esperamos que as vendas sejam menores ou iguais ao ano passado”. A preferência para contratação dentro da loja é por aqueles que já possuam alguma experiência na área de vendas. Dos candidatos que anseiam por este tipo de vaga, cerca de 40% não atendem aos requisitos necessários. De acordo com o presidente do Sicomércio, Eduardo Hervatin, na hora da contratação “há preferência principalmente pelos candidatos com experiência na área comercial, com foco no atendimento ao cliente”. Segundo ele houve uma diminuição na quantia de vagas abertas, com uma redução de 20% dos cargos.

Muitos lugares terceirizam a parte de contratação, deixando esta a cabo de empresas especializadas. A Tatuibi Trabalhos Temporários oferece este tipo de serviço para o comércio e principalmente para a indústria. O gerente comercial Artur Barioni Neto explica que “o contrato temporário é bem maleável, podendo servir também para contratação emergencial.

Em relação ao ano passado a procura por estes funcionários está bem abaixo, devido ao atual quadro econômico que estamos vivendo”. O perfil do candidato para as vagas disponíveis é bem variado, já que cada empregador possui uma necessidade diferente. A efetivação dos funcionários que são contratados através da empresa de RH é grande, “cerca de 80% dos contratados são efetivados após o término do contrato. E o número de pessoas que procuram por estas vagas aumentou muito em relação ao ano passado”, disse Artur.

A diminuição da procura por vagas temporárias é um dos reflexos da situação do comércio nestes tempos de crise. A queda nas vendas, a necessidade de cortes orçamentais e de funcionários não gera muitas expectativas para o comerciante neste final de ano. Porém os meses de novembro e dezembro sempre trazem um aumento substancial se comparado aos demais meses, sendo a possibilidade de repor as perdas decorrentes desde o início do ano.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?