Construções sustentáveis: respeito ao meio ambiente e qualidade de vida

15/04/2016

Construções sustentáveis são feitas de forma a respeitar o meio ambiente. Segundo o engenheiro agrônomo e gestor ambiental Roberto Gullo Filho, proprietário da Sustentar Ambiental, construções sustentáveis são aquelas projetadas e produzidas com a menor interferência ao meio ambiente, usando materiais de baixo impacto ambiental, como os reciclados e os reusados. Tecnologias limpas como energia solar, telhado verde, captação de água de chuva e o conceito de construção enxuta, onde se aplica técnicas para a redução no desperdício de materiais, também se aplicam a construções sustentáveis.

Segundo Gullo, o custo para uma construção sustentável pode ser até 15% mais cara do que a convencional, pois requer investimentos em tecnologias limpas, porém a médio prazo, este tipo de construção traz economia para seu proprietário. São sistemas que se pagam num prazo médio de seis anos.

Painéis solares para geração de energia elétrica

Painéis solares são aqueles que captam a energia solar e a convertem em energia elétrica.

Os sistemas dimensionados, para cada cliente, compõem basicamente dos painéis solares e os conversores de corrente continuam para alternada como é fornecida pela Elektro. 

A quantidade energia elétrica gerada é dependente da área do local onde se instalará os painéis, insolação e o ângulo que são colocados. Desta forma é possível atender até 100% da demanda do cliente.

A Resoluções Normativas 482/2012 criou o Sistema de Compensação de Energia. Este permite que sistemas fotovoltaicos – e outras formas de geração de energia a partir de fontes renováveis, com até 5MW de potência instalados em residências e empresas – se conectem a rede elétrica de forma simplificada, atendendo o consumo local e injetando o excedente na rede, gerando créditos de energia. Desta forma, é possível praticamente zerar a conta de luz com o uso da energia solar, pagando apenas o custo de disponibilidade da rede. 

Quando um sistema fotovoltaico estiver gerando eletricidade, esta será consumida no local. Caso a geração seja maior que o consumo, o excedente é injetado na rede elétrica, gerando créditos de energia.

Quando a geração for menor do que o consumo, será utilizada a energia da própria rede elétrica. Os créditos de energia possuem o mesmo valor da eletricidade da rede e podem ser utilizados para abater o consumo, diminuindo assim o valor da conta de energia.

Ao final do mês, é realizado o balanço de quanto foi injetado e quanto foi consumido. Caso em um mês a geração tenha sido maior que o consumo, os créditos de energia podem ser utilizados nos meses seguintes com validade de 60 meses. Esses créditos também podem ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades previamente cadastradas para este fim e atendidas pela mesma distribuidora – cujo titular tenha o mesmo CPF ou CNPJ da unidade com sistema fotovoltaico.

Captação e armazenamento de água de chuva

Outro item usado em construções sustentáveis é a captação, armazenamento e utilização da água da chuva. Basicamente este sistema consiste em reservatórios, filtros e bomba. Toda a água precipitada no telhado é coletada e enviada para um filtro e posteriormente para o reservatório onde passará por um processo de cloração.

Os sistemas são dimensionados, para atender as necessidades de cada cliente, levando-se em consideração a área de captação, regime de chuvas e finalidade de uso podendo atender até 100% da necessidade.

Toda água proveniente das chuvas deve ser utilizada somente para fins não potáveis, como lavagem de piso, automóveis, irrigação de jardinagem e sanitários.

Películas de alto desempenho de arquitetura

As películas de alto desempenho apresentam as funções de segurança, privacidade e conforto térmico. São parte do conceito de construção sustentável, pois ajudam a diminuir o calor interno nos ambientes com consequente redução no custo do ar condicionado. Elas reduzem a entrada dos raios ultravioleta (UV) em até 99,9 % reduzindo o aparecimento de câncer de pele com fator de protetor solar (FPS) de 1000 até 1700.

Películas de alto desempenho de arquitetura são classificadas em vários grupos que atendem a necessidade de cada cliente e podem ser feitas de metais nobres, nano carbono, nanotecnologia, multicamadas, pigmentação na trama do poliéster. 

Diferentemente das películas comumente encontradas para aplicação em veículos, as películas de alto desempenho de arquitetura apresentam garantia de 10 a 15 anos.

Estas tecnologias limpas tornaram-se populares devido ao barateamento, acesso a linhas de financiamento e a conscientização das pessoas com a preservação ambiental.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?