Coworking: conheça as vantagens do escritório compartilhado

24/04/2019

O coworking é um movimento que surge com o objetivo de repensar a maneira de “como trabalhar”, oferecendo a experiência de um escritório compartilhado que conta com toda a infraestrutura profissional. Ele pode ser utilizado por autônomos, freelancers e empresas das mais diversas áreas.

Este tipo de espaço espalhou-se pelo mundo nos últimos 10 anos e é procurado, principalmente, por aqueles que desejam mais flexibilidade e facilidade em seus trabalhos. “São pessoas que precisam de um local físico fixo ou que só estejam de passagem; também aquelas que buscam uma infraestrutura profissional para receber clientes e apresentar projetos, com sala para reuniões e espaços privativos”, conta Mariela Neves, fundadora da HA Coliving.

O coworking oferece um ambiente pronto para que o profissional comece a trabalhar, com mobília, climatização, internet de alta velocidade e limpeza. “Também existe uma grande economia financeira, sendo que todos os gastos extras que ele teria em um escritório particular, como IPTU, luz, água e etc., já estão inclusos no pacote contratado, gerando uma economia entre 30 a 40%”, ressalta Mariela.

Outro ponto importante está no networking, pois são diversas pessoas de diferentes áreas reunidas, possibilitando a troca de experiência profissional e pessoal. “Todos podem se adaptar a um ambiente de coworking, basta ter a mente um pouco mais aberta”, aponta a fundadora da HA Coliving.

E para finalizar, vale ressaltar que antes de fechar um pacote com uma empresa de coworking, deve-se checar todos os dados da mesma para avaliar a segurança e confiabilidade. Conferir a segurança física desde alarmes, parte elétrica e seguro, até mesmo a localidade do espaço e a busca por referências de quem já utiliza o serviço é essencial para garantir que não haja problemas e dores de cabeça no futuro.