Daniele Cardoso palestrou sobre investimentos e empreendedorismo em evento na ACIL

28/07/2022 | 14:50h

Nesta quinta-feira (28), o Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL realizou, com patrocínio do Sicoob Acicred, o seu Café da Manhã do Conhecimento que recebeu a palestra “Empreender ou Investir?”, com apresentação da fundadora da Manhattan Limeira que é credenciada a XP Investimentos, Daniele Cardoso.

Com mais de 12 anos de experiência no setor Financeiro, Bancário e de Investimentos, Daniele Cardoso já trabalhou em um grande banco atendendo grandes empresas, mas descobriu o seu propósito no auxílio ao brasileiro com questões bancárias e de investimentos. Além de sua filial, também atua como produtora de conteúdo sobre investimentos para jornais, rádio, TV e promove palestras em escolas e faculdades com foco na educação.

Crise ou oportunidade?

Foi durante a pandemia de Covid-19 que muitas pessoas passaram a ter mais atenção nos gastos que possuíam, devido principalmente à crise e as incertezas. “Ela fez com que a população percebesse tudo aquilo que é desnecessário em sua vida e que gerava algum tipo de gasto, e com isso buscassem manter um maior equilíbrio em sua vida financeira”, conta Daniele.

Neste período muitos empresários começaram a perceber a necessidade que tinham de conhecerem melhor os seus próprios negócios e a entrada e saída de caixa, pois precisaram mais do que nunca saber administrar todos os seus gastos e a onde investir sua energia e dinheiro, devido aos riscos.

A busca pelo conhecimento

“Quando se é empreendedor é praticamente impossível ser excelente em tudo, mas é necessário conhecer e dominar algo e saber quando contratar a ajuda de um profissional. Se o seu forte não é a parte financeira, invista na contratação de alguém, pois ele será essencial para manter a ‘saúde’ de sua empresa”, acrescenta a assessora.

Porem é preciso ter atenção, pois apesar de ter uma pessoa que cuide de determinado processo na gestão de um negócio, o empreendedor precisa conhecer e entender o seu funcionamento para poder acompanhar o seu desenvolvimento e assim tomar as melhores decisões rumo ao crescimento.

Hábitos e investimentos

Nem todo empreendedor é um investidor e vice-versa, mas é possível conciliar ambos para se atingir uma meta profissional ou pessoal. A principal característica de um empresário de sucesso é a sua capacidade de saber investir em seu próprio negócio e não em sua vida pessoal, pois ele sabe que com este planejamento irá colher os resultados para si em longo prazo.

“Algo que falamos muito no ramo dos investimentos é que se você não consegue controlar seus hábitos, você não controla seu dinheiro. Nós possuímos muitos rótulos relacionados a gastar para a realização de prazeres imediatos, e para não cairmos neles é possível contar com a ajuda do investidor”, explica a fundadora da Manhattan.

Por fim, Daniele aconselha que todo empreendedor conheça e monte seu negócio como se fosse vendê-lo, pois este pensamento permite que se tenha o controle da gestão, clareza nos gastos e lucros e a partir disso, possua um termômetro para medir como caminha a empresa.

tags: acil, cme, palestra, investimentos, empreendedorismo, mulher