De colaboradores a grandes empresários

27/04/2016

Histórias que exemplificam que com trabalho, dedicação e perseverança, tudo é possível, principalmente quando o assunto é empreendedorismo

Um dia muito especial está por chegar: 1º de maio, Dia do Trabalhador. Esta data importante que reconhece a dedicação de todos os brasileiros que trabalham incansavelmente por um Brasil melhor será celebrada no próximo domingo. Mas, como homenagear aqueles que colaboram tanto para o desenvolvimento e crescimento econômico do país? Nada melhor do que contar a história de quem um dia foi um singelo trabalhador, mas que com empenho, dedicação e perseverança acreditou em seu potencial e foi além. Ou até mesmo começou como uma simples vendedora de calçados, que com a colaboração de seu esposo conseguiu enfrentar as barreiras da vida e montar seu negócio próprio.

Mas por que falar de empresários para homenagear o trabalhador? Para mostrar que qualquer colaborador, seja de qual empresa for, grande ou pequena, é sim um potencial empreendedor, e que com trabalho e empenho pode crescer, e muito na vida, se tornando um futuro exemplo para tantos e tantos trabalhadores brasileiros. João Silva, de 53 anos, é exemplo disso. Proprietário de umas das maiores concessionárias de Limeira, a Fiat Imperia, o empresário que começou a trabalhar como engraxate, com apenas 13 anos, naquela época não imaginava que chegaria tão longe. 

Nascido em Votuporanga, com os pais separados, ainda jovem atuou em diferentes ofícios. “Vendi sorvete, trabalhei na roça com minha mãe, e depois fui pra São Paulo, onde atuei ao lado de meu pai em sua farmácia por quase dois anos”, conta Silva. Nesse período conseguiu juntar dinheiro e com suas economias financiou um caminhão boiadeiro. “Fui puxar boi. Fiquei nessa profissão até meus 23 anos, depois disso, conquistei meu primeiro emprego como vendedor de carros em uma concessionária de Osasco”.

Em um período de quatro anos, o então vendedor foi ganhando destaque na empresa em que atuava. “Fui promovido para avaliador, subgerente e depois como gerente da loja. Fiquei 12 anos nessa que era a maior empresa de automóveis do Brasil, isso na década de 1990. Chegamos a vender mil carros em um mês”, conta.

Por volta de 1997, Silva conseguiu abrir sua primeira loja de automóveis. Depois disso começou a terceirizar as vendas de seminovos em outras concessionárias, pois naquela época a modalidade ainda não era exercida pelas grandes redes. Assim, depois de apresentar a proposta de parceria, montava uma equipe de vendas, pagava o carro usado para o dono da loja de veículos e ficava com o lucro da venda final do seminovo. 

“Só fui ter minha própria concessionária em 2001, quando eu e mais quatro sócios inauguramos uma loja da Fiat em Indaiatuba, e tivemos um crescimento fantástico em pouco tempo de atuação na cidade”, afirma o empresário. Com o sucesso do empreendimento, o grupo recebeu o convite para atuar com a marca Fiat também em Limeira, pois na época a montadora queria aumentar o número de vendas na região, “e graças a Deus conseguimos fazer um ótimo trabalho”. Depois disso, Silva decidiu que queria deixar a sociedade e “tocar” sua carreira empreendedora sozinho. “Desde 2014 a Fiat Imperia em Limeira é minha e de meus colaboradores, que me ajudam todos os dias”.

Para Silva, a batalha foi longa para conseguir conquistar tudo o que tem hoje. “Trabalhei muitas vezes de domingo a domingo, e para aqueles que estão começando agora e anseiam pelo negócio próprio, gosto de dizer que não tem moleza pra quem quer crescer. Todos têm as mesmas chances, e se alguém quer subir na vida, não é fazendo corpo mole que ela vai conseguir. Seja trabalhando para alguém ou para si mesmo, temos que nos dedicar de corpo e alma, porque só assim as coisas dão certo”, ressalta. 

Além disso, o empresário gosta de destacar a equipe de mais de 50 colaboradores que atuam na Fiat Imperia. “Aqui nós não vendemos automóveis, nós ajudamos as pessoas a realizarem seu sonho e sozinhos não conseguimos alcançar nossos objetivos, por isso temos que ser uma equipe engajada e unida”. Silva ainda aproveita a oportunidade para agradecer aos seus funcionários pelo empenho empregado diariamente na empresa. “Quero agradecer a todos os colaboradores que estão todos os dias ao meu lado e ao povo de Limeira que me acolheu tão bem quando decidi vir para a cidade, há dez anos”. 

Uma equipe de sucesso

Com 20 anos de atuação no ramo de organização de eventos, Regina Márcia Guedes da Silva, também é outro exemplo de determinação e empenho que resultou em uma história de sucesso e reconhecimento.A empresária começou a trabalhar com 14 anos na antiga Félix Calçados em Limeira e após quatro anos, quando casou com seu amado marido e companheiro de trabalho, Lausinho Pinto da Silva, mudou-se para a capital paulista, onde ficou por quase 16 anos. “Foi em São Paulo que aprendi que tinha o dom para o comércio, não só como vendedora, mas como comerciante”, revela Márcia. Assim, enquanto o esposo exercia a profissão de alfaiate, ela trabalhava na loja de armarinhos e artigos de papelaria. Foi dessa forma que o casal começou a construir a família e a casa onde moravam.

Depois de alguns anos a família Silva decidiu voltar para Limeira. Márcia continuou atuando como comerciante na Rua Pedro Elias, mas depois de certo tempo, mesmo tendo prosperado e fazendo sucesso na região, teve que fechar as portas, pois a dona do imóvel, que era locado, pediu o ponto de volta, o que fez a empreendedora tomar uma decisão que levaria para a vida toda. “Decidi que nunca mais iria abrir uma empresa que não fosse em um prédio próprio”, afirma.

Além disso, a economia da época não ajudava, e mesmo com os dois trabalhando, já não estava fácil garantir o sustento de seus três filhos, Fabiana, Fernando e Flávia. “Já estava orando ao Senhor para que uma luz guiasse nosso caminho. Foi quando certo dia, conversando com minha manicure ela revelou que havia necessitado de algumas cadeiras e mesas para uma festa e não havia encontrado ninguém que oferece esse tipo de serviço”. No mesmo dia, ao chegar em casa Márcia conversou com o marido sobre o assunto e juntos resolveram investir no ramo.

De início foram comprados cem jogos de mesas e cadeiras, colocaram anúncio no jornal e os clientes começaram a aparecer, a Silva’s Festas começava a ascender no setor de eventos. “Foram nossos próprios clientes que passaram a nos dar dicas sobre quais serviços e produtos poderíamos oferecer, além do que que tinhamos, e sempre de ouvidos e coração abertos para tudo o que nos era dito, fomos atendendo os pedidos e aumentando cada vez mais as opções de peças para locação”, fala.

Depois de anos de dedicação, o casal passou a contar com a ajuda dos filhos, que até hoje se dedicam diariamente para prosperar ao lado dos pais no mercado de eventos. “Além disso, sempre podemos contar com a ajuda de nossos colaboradores, que vestem a camisa da Silva’s Festas e estão ao nosso lado para o que der e vier”.
Muitos podem não acreditar, mas por trás de uma boa administração, sempre há uma equipe qualificada e engajada para fazer com que a empresa em que atua prospere e reconheça o trabalho que por ele é empregado. 

“Nosso prazer é poder colaborar na produção dos eventos das pessoas, e quando trabalhamos com funcionários dedicados e que se empenham para que a empresa vá bem, temos que incentivá-los, reconhecermos seu comprometimento, além de respeitar e valorizar cada um deles”, destaca Márcia, que muito espirituosa, diz que todos os dias agradece a Deus pelo sucesso de seu empreendimento e pede bênçãos a sua equipe de trabalho. “Para que eles possam crescer e concretizar suas metas. Pois quando isso acontece é porque estão sendo abençoados por nos abençoarem também, com seu trabalho e dedicação, muitas vezes indispostos, mas com a força e garra de quem está aqui para somar. Então temos que agradecê-los, pois eles tem um papel muito importantes para nós”.

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