Desafio do Conhecimento em Limeira: Projeto vencedor usou bagaço da laranja para produzir tijolos ecológicos

18/11/2022 | 14:04h

O Desafio do Conhecimento 2022, iniciativa da Fábrica de Inovação de Limeira (FDI) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, premiou os projetos finalistas nesta quinta-feira (17). O uso do bagaço da laranja reciclado para construção de tijolos ecológicos foi o projeto vencedor desta 4ª edição do Desafio do Conhecimento.

O trabalho de conclusão de curso (TCC) com o título "Desenvolvimento e caracterização de tijolos ecológicos desenvolvidos a partir da reciclagem do bagaço da laranja" é de autoria da estudante Sheyla dos Reis Barbosa, da Faculdades Einstein. Ela e outros quatro alunos universitários tiveram cinco minutos para apresentação dos trabalhos. 

Na primeira etapa do processo de seleção dos projetos, uma banca avaliadora indicou os cinco que mais se destacaram. Fernando Frizzarin, diretor da FDI, e a vereadora Mariana Calsa foram os julgadores desta fase. Mariana participou da grande final, prestigiando os participantes.

 Nesta quinta-feira, a banca julgadora, composta pelo presidente do Conselho de Administração da FDI, Jefferson Penteado; presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mario Bozza Gazetta; diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Limeira, Renato Laranjeira; Daniele Mello, supervisora de logística da Mahle Metal Leve, patrocinadora do evento; e, representando o prefeito Mario Botion, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento, Estevão Nogueira. 

O prefeito Mario Botion também participou do início dos trabalhos e ficou impressionado com a qualidade dos temas e envolvimento das instituições de ensino e alunos, que mostraram que farão diferença no mercado de trabalho. "Todos os estudantes que participaram são vencedores, pois tiraram a teoria do papel, trazendo temas importantes para a realidade”.

Tito Almirall, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do Município, atuante no incentivo de jovens inovadores, destacou a importância de iniciativas como esta para o avanço da cidade, assim como Juliana Osti, diretora geral da FDI, que sempre reforça o significado da tríplice hélice a qual a Fábrica de Inovação tem como norte. 

Jefferson Penteado, entusiasta no incentivo de jovens dedicados aos estudos e comprometidos com a inovação do mercado, detalhou: “A missão da Fábrica de Inovação é unir os atores da sociedade, empresas, poder público e academia, com universidades e faculdades. Os protagonistas são as pessoas e as entidades. A Fábrica movimenta esta tríplice hélice, fazendo com que as partes dialoguem entre si buscando a inovação”.

Os que representam entidades que têm como associados os que poderão um dia agregar em suas empresas os conhecimentos apresentados, Bozza (Acil) e Laranjeira (Ciesp), elogiaram os envolvidos, que inclui também as instituições de ensino participantes: Einstein, Faal, Isca Faculdades, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT), ambas da Unicamp, e a Unip.

Veja a classificação dos trabalhos e respectivos temas:

Além do trabalho que ficou na primeira colocação, foram apresentados:

2º colocado - Estudo e comparação da dosagem de concreto polímero com resina vegetal à base de mamona e agregados reciclados
Aluna: Mariane Santana de Oliveira - Faculdades Einstein

3º colocado - O contato com a natureza como inspiração para produção artística: Um estudo sobre formas abstratas
Aluna: Maria Luiza de Castro Ciaglia - Faal

Alternativa de Mobilidade Urbana para a sociedade brasileira
Aluno: Vinícios Magalhães - Faal

A metodologia para verificação de projetos de construção civil utilizando realidade virtual
Aluno: Otávio César Claro Cunha Osório - Faculdades Eintein

Fonte e Foto: Divulgação Fábrica de Inovação

tags: fábrica-de-inovação, desafio-do-conhecimento, ciesp

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?