Dicas de prevenção à fraude e golpes pela internet

A internet trouxe diversas comodidades e expandiu as possibilidades de comunicação, possibilitando que as pessoas troquem informações de forma bem mais rápida. Porém, junto com as facilidades, alguns problemas surgem nas mãos de pessoas mal intencionadas, seja através da propagação de informações falsas (as fake news) ou na forma de golpes que visam prejudicar usuários e roubar dados. Por isso, é preciso estar atento ao tipo de conteúdo que se recebe nas redes sociais, principalmente no WhatsApp.

Checar informações

Existem diversos sites, blogs, portais e outras plataformas especializadas na divulgação de notícias, e é neles que se deve consultar se uma informação é verdadeira. No caso de promoções, procure pela página, perfil ou site oficial de quem está realizando e confira se este é realmente um sorteio real. Uma simples busca pelo Google já é suficiente para saber a veracidade de uma notícia, informação ou app.

Não compartilhar

Ao receber uma informação se você não puder ter a certeza da veracidade, não compartilhe com outras pessoas. Muitos golpes e roubos de dados acabam ocorrendo pela informação falsa ter sido por um amigo, familiar ou conhecido, portanto não continue esta corrente se algo parecer duvidoso.

Links para download

Evite realizar o download de programas, tanto no celular quanto no computador, que não sejam de sites conhecidos ou oficiais. Muitos vírus e malwares que clonam ou roubam dados estão mascarados através de aplicativos e jogos que, a primeira vista, parecem inofensivos.  Mais uma vez, antes de realizar o download, é válido pesquisar para constatar se este é um app confiável. No caso de computadores e notebooks, garanta que o antivírus utilizado esteja atualizado.

Não ceder dados

Um dos golpes que tem ganhado destaque na mídia, é o de casos onde um amigo ou familiar tem o seu número de WhatsApp ou perfil das redes sociais roubado e com isso, os criminosos passam a enviar mensagens pedindo por dinheiro emprestado ou solicitando dados pessoais como o CPF. Ao receber alguma mensagem do tipo, não passe as informações e confirme pessoalmente com esta pessoa se o pedido é real.

Falsa cobrança

Outro tipo de golpe muito comum é o da falsa cobrança. Isso ocorre quando uma pessoa recebe alguma ligação, e-mail, carta etc., dizendo que ela está com alguma dívida ou cobrança em aberto, e caso não realize o pagamento ela será negativada ou sofrerá alguma penalidade; ou dizendo que é necessária alguma atualização de cadastro e pedindo que sejam enviados dados pessoais. Neste caso, também deve-se procurar informações através das empresas e sites oficiais, para saber se esta dívida ou atualização cadastral é real. Em caso de dúvidas sobre cobranças de dívidas, também é possível consultar o CPF no site pelo sistema da Boa Vista SCPC, acessando o site https://www.consumidorpositivo.com.br/.

Cobranças pela ACIL

No caso da Central de Recuperação de Crédito da ACIL, que realiza a negociação de dívidas entre o consumidor e a empresa, o contato é feito através de SMS ou telefone. O funcionário irá se identificar como representante da CRC, explicando o que é o serviço e apresentando as propostas de pagamento oferecidas pela empresa. É importante ressaltar que, em nenhum momento, será pedido ao usuário qualquer tipo de dado ou documento pessoal.

Em casos de dúvidas sobre alguma cobrança que esteja sendo feita em nome da Associação, entrar em contato pelo WhatsApp (19) 97141-7322, pelo e-mail crc@acillimeira.com.br ou pelo telefone (19) 3404-4949. Para saber mais sobre este e outros serviços oferecidos, acessar o site www.acillimeira.com.br.

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