Empreendedor deve estar atento em 2021 para mudanças no consumo

23/02/2021

Mesmo com a vacinação e o retorno gradual das atividades, muitas mudanças continuarão a ocorrer por conta da quarentena e da COVID-19, principalmente nos relacionamentos, nas maneiras de se lidar com o público e nas formas de se empreender. Algumas alterações destes comportamentos já eram observadas antes da pandemia, porém houve uma aceleração destas transformações.

O período de isolamento trouxe uma nova visão sobre o modo de compra das pessoas e ainda é cedo para saber realmente como serão os próximos anos, porém já existem algumas mudanças que o empreendedor deve estar atento para poder adaptar e gerir o seu negócio da melhor maneira possível.

Transparência

O consumidor não se contenta mais em apenas adquirir o produto final ou um serviço. Muito além da qualidade, ele também anseia por saber todo o processo daquilo que é feito, os posicionamentos da marca e suas visões, aquilo que acredita, e o modo como se relaciona com colaboradores e parceiros.

Tudo isso é para criar um laço de confiança com a empresa, para que o público sinta que está apoiando algo que compartilha de seus valores e crenças. Por isso promover o diálogo honesto com o consumidor, sem ruídos ou meias palavras, pode estreitar este relacionamento e criar uma fidelidade com a marca, e as empresas que não se adaptarem a isso podem ficar para trás.

Redes sociais e compras online

As redes sociais mostraram mais do que nunca a influência que possuem no cotidiano das pessoas. Instagram, Facebook e WhatsApp foram criados com a ideia de aproximar as pessoas, e durante a quarentena tornaram-se uma grande ferramenta de diálogo e venda entre empresas e clientes.

Estabelecimentos que não possuíam qualquer interação digital viram-se obrigados a rapidamente se adaptarem, e esta preferência dos consumidores pelo online é algo que deve se tornar cada vez mais forte. Poder tirar dúvidas, realizar compras e resolver problemas através de uma rede social ou plataforma própria da loja tem sido a preferência do público, devido à praticidade e agilidade de se fazer isso do conforto de suas casas.

Porém, é preciso estar atento para que esta experiência à distância seja algo mais acessível e mais prático para o consumidor. Por isso, é importante manter uma equipe preparada para que esta comunicação seja feita de forma clara e rápida, preparando um catálogo digital, opções de pagamento (o Pix é uma nova alternativa neste sentido), entre outras adaptações para o meio digital.

Delivery

Assim como as compras e atendimento online, o delivery de produtos e alimentos está sendo cada vez mais requisitado. E para que isto seja feito de forma eficiente, não basta que uma empresa esteja presente em aplicativos ou com entrega própria, mas que também esteja preparada para oferecer este tipo de serviço.

É preciso organizar o negócio para que a entrega seja satisfatória, utilizando a embalagem correta de transporte para garantir a integridade da mercadoria, prezar para que o tempo de entrega proposto seja cumprido, que os valores de frete sejam condizentes com o mercado ou ter mais de uma opção de transporte, entre outras situações devem ser pensadas e moldadas para se adequarem aos processos da empresa e também no perfil do cliente.

Experiência compartilhada

Uma das coisas que tem caído ao gosto do consumidor é o compartilhamento de produtos ou serviços. Se antes o sentimento era o de “posse”, e assim a preferência era a de adquirir um produto, a pandemia e as incertezas que ela trouxe despertaram no púbico a ideia de “para que pagar mais caro e comprar se posso economizar e alugar?”.

Desta maneira, a procura por serviços e produtos para aluguel tem crescido cada vez mais. Locadoras de veículos, ferramentas, salas de coworking, entre outros, são algumas das buscas que possibilitam ao público usufruir da qualidade de um serviço sem necessariamente ter que adquirí-lo, o que pode ser um nicho de negócios interessante para ser explorado.

Por fim, por mais que algumas destas mudanças possam não se consolidar, outras irão surgir. Isso mostra ao empreendedor é que, acima de tudo, o que determina se ele se mantem ou não relevante no mercado é a sua rápida capacidade de se adaptar às novas realidades, moldando o seu empreendimento de acordo com as tendências e transformações da sociedade.

 

tags: Consumo, pandemia, quarentena, COVID-19, empreendedorismo, mudanças

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?