Empresas criam ações durante crise do coronavírus

14/04/2020

Com a crise causada pelo COVID-19 (coronavírus) e a necessidade do isolamento social, algumas empresas de Limeira estão realizando diversas ações para conscientizar e ajudar a população com mensagens de solidariedade e informação. Entre elas, destacamos as ações de empresas associadas à ACIL: Agência Market-in, Focalize Outdoor e LZ Films.

Outdoor informativo

A Agência Market-in, em parceria com a Focalize, empresa especializada em exibição de outdoors, montou uma comunicação de conscientização para a população. A ação começou logo no início da quarentena, e traz diversos outdoors espalhados pela cidade com a frase: “Você não deveria estar me vendo. Fique em casa e ajude no combate do coronavírus”.

“Nós tivemos a ideia de colaborar com a divulgação para as pessoas realmente ficarem em casa. Não há veículo de comunicação melhor para fazer esse chamado do que o outdoor, pois usamos da mensagem de que se a pessoa está lendo aquilo, na verdade ela não deveria, por necessariamente ter que ficar em casa. É uma forma de atingir o subconsciente dela e pensar ‘é verdade, não deveria’”, conta Leandro Moreira, sócio e Diretor de Atendimento da Agência Market-in.

Os pontos escolhidos para a divulgação foram o Anel Viário, próximo ao Samu e na Av. Major Levy Sobrinho. Com o impacto da mensagem, espera-se que as pessoas entendam que a saída de casa deve ser feita apenas com a extrema importância, além de ser um agradecimento e apoio aos profissionais de linha de frente, que continuam seus trabalhos para que não falte nada ao cidadão.

O sócio e diretor da agência publicitária comenta que, essa quarentena também serviu para mostrar para todos que a solidariedade pode chegar ao nível empresarial, e que a contribuição com a causa talvez ajude a vencer essa fase. “Temos que pensar que temos muitas formas de nos comunicarmos para passarmos uma mensagem positiva ou até mesmo de alerta”, acrescenta Moreira.

Projeção em prédios

Uma ação que ganhou destaque, inclusive na mídia regional, foi a das produtoras LZ Films e Kanal Eventos. Juntos eles prepararam diversas mensagens através de projeções em grandes formatos, utilizando as fachadas de edifícios como tela.

Com palavras animadoras, as frases pedem atenção com o novo coronavírus e ressaltam a importância da correta higienização e do não compartilhamento de notícias falsas (as chamadas fake news). A ação também é utilizada, mais uma vez, como forma de homenagear os profissionais da saúde que não podem participar da quarentena, e se arriscam diariamente para salvar vidas.

Segundo os proprietários, Fábio Carneiro e Luciano Silva, a escolha para os locais foi feita com base na disposição dos prédios, com preferência para aqueles que estão próximos de avenidas e outros imóveis com bastante visibilidade. Também é levado em conta o tipo de construção, como aqueles que tenham paredes largas e sem janelas.

A primeira projeção foi feita no dia 28 de março em Limeira, São José dos Campos e Jacareí. A equipe engajada nesta iniciativa de conscientização ressalta que, mesmo à distância, a união pode quebrar barreiras e por isso, é necessário que cada um faça sua parte não só na prevenção, mas em ações que possam contribuir e fazer a diferença neste momento, para que quando a crise acabar, todos possam retomar as suas rotinas fortes e preparados.

Além das mensagens de informação e de positivismo, também é exibido uma versão do Hino Nacional do Brasil, produzido pela ACIL com a LZ Films. A produção do vídeo contou com a participação de vários integrantes da comunidade limeirense, entre simbolizaram toda a diversidade, alegria e determinação do povo brasileiro, que vê representado por cada uma das pessoas que participaram da gravação do hino. “É uma satisfação para a Associação ter seu hino divulgado para a população junto a essa ação de conscientização. Acreditamos que este é um momento em que temos que nos manter unidos e nada melhor do que o hino brasileiro para despertar o sentimento de união, fortalecendo nosso patriotismo”, destaca o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

O vídeo do Hino Nacional Brasileiro produzido pela ACIL também foi distribuído para escolas municipais, estaduais e particulares, além de várias instituições, de forma totalmente gratuita. Para quem ainda não conferiu a produção, pode acessar o canal “ACIL Limeira” no Youtube, ou clicando neste link.

tags: COVID-19, Ações, Limeira, Solidariedade, Empreendedores, Cidadania